Descubra como utilizar o Diário de Obra, realizar um orçamento detalhado, criar um site profissional com domínio próprio e muito mais!
Nessa atualização, não faltam novidades, difícil será escolher apenas uma favorita. Se você trabalha com o acompanhamento e gestão de obras, sabemos que realizar um orçamento detalhado ou organizar os registros de visitas técnicas podem ser tarefas extremamente desafiadoras. Confira agora as novidades e melhorias que vão otimizar a sua rotina:
🆕 Super novidade: Diário de Obra 🔥
Pela primeira vez, crie relatórios de acompanhamento de obra dentro da Vobi! Esqueça aquele grupo de whatsapp para armazenar e compartilhar com o seu cliente os registros fotográficos referentes às visitas técnicas, comece a utilizar nosso Diário de Obra. 🚀
O Diário de Obra é um documento que possibilita o registro de progressão da construção ou reforma e qualquer evento relacionado à obra, podendo ser uma atividade de origem técnica, financeira ou administrativa.
Assim fica fácil de visualizar em qual momento a obra se encontra, quais atividades foram realizadas, rastrear possíveis atrasos e tomar decisões mais assertivas para as próximas etapas.
Você pode utilizar o Diário de Obra para adicionar:
➡️ Descrição detalhada sobre a obra;
➡️ Horário da visita;
➡️ Responsável técnico;
➡️ Atividades planejadas;
➡️ Tarefas realizadas;
➡️ Ocorrências;
➡️ Pendências;
➡️ Registros fotográficos.
👉 Veja como encontrar essa nova funcionalidade:
Clique no menu Projetos > escolha o projeto
Toque na Aba Diário de obra.
Você também pode acessar todos os relatórios cadastrados na sua empresa, através do menu Ferramentas > Diário de Obra.
Como criar um relatório no Diário de obra
Acesse o Diário de obra:
Adicione um novo relatório;
Insira o código de identificação do relatório, projeto associado e data da visita;
Descreva de forma completa a visita, explore as opções de formatação;
Adicione comentários importantes, como ocorrências, pendências e notas.
Insira o registro fotográfico;
Clique gerar relatório, tudo pronto! 🎉
Você pode imprimir o relatório ou compartilhar o link com o cliente.
👉 Veja como criar um relatório através do passo a passo da imagem abaixo:
Agora você já sabe como criar um diário completo para todas as obras que realizar, com o registro de relatórios para cada visita realizada. Para saber ainda mais, confira esse artigo especial que criamos para você.😊
🆕 Criador de sites profissionais da Vobi
Crie um site profissional com domínio próprio em minutos e atraia potenciais clientes para o seu negócio! Talvez você esteja se perguntando, será que eu realmente preciso ter um site?
Bom, atualmente todo mundo está online, se você não está disponível, com certeza o seu concorrente está. 👀
Listamos aqui alguns dos benefícios:
➡️ Aumento nas vendas, conecte-se com potenciais clientes;
➡️ Transmita maior credibilidade e profissionalismo;
➡️ Relevância digital que não depende das redes sociais;
➡️ Economia financeira, não ficará refém de agências;
➡️ Controle na entrega de conteúdo para os clientes;
➡️ Facilidade para criação, personalização e manutenção.
Para tornar uma tarefa ainda mais rápida, disponibilizamos 50 opções de templates, assim você pode optar pelo modelo de site ideal para o seu negócio. Confira alguns dos templates prontos:
Aproveite mais esse recurso Vobi e tenha um posicionamento consolidado no mercado! 🤓
Quer saber mais? Acesse o conteúdo explicativo e garanta já o seu site!
⚠️ A ferramenta Criador de Sites da Vobi é um recurso de contratação extra e opcional, separada do seu plano de assinatura da plataforma.
🆕 Nova ferramenta: Composição de custos unitários
Conheça a ferramenta que vai agilizar a criação de orçamentos complexos para a obra!
Se você trabalha com o gerenciamento de obras, sabemos que especificar apenas o valor do metro quadrado do revestimento, por exemplo, não é suficiente, há muitos custos atrelados a uma instalação de revestimento.
Para a elaboração deste tipo de orçamento, é necessário prever todos os custos, insumos, serviços a serem realizados, juntamente com os materiais. Você pode estar se perguntando: como ter esse orçamento detalhado com rapidez e qualidade?
Tenha a visão completa de todos os custos que compõe um orçamento utilizando a técnica Composição de custos. Também conhecida como Composição de preço unitário, a ferramenta permite o cálculo de índices de consumo de material, equipamentos e produtividade da mão-de-obra.
Benefícios:
✅ Ter a visualização do escopo de projeto detalhado;
✅ Agilidade na tomada de decisões e execução de tarefas;
✅ Maior planejamento de cronograma e gestão do tempo;
✅ Agilidade nos cálculos;
✅ Melhor gestão de recursos e equipe;
✅ Facilidade para rastrear possíveis prejuízos na obra;
✅ Visão assertiva no valor final da obra.
Utilize a composição de custos para calcular a execução da obra e assim ter a visão de quanto cobrar pela prestação do serviço, prevendo todos os custos e sua margem de lucro.
Lembrando que o lucro da realização obra está atrelado aos resultados mais apurados, insira os valores atualizados no detalhamento das composições e garanta o crescimento do seu negócio!
Para criar uma composição, dentro da aba de orçamentos:
Clique para Adicionar item no orçamento;
Selecione Criar nova composição;
Insira dados como o código, nome, unidade padrão e classe correspondente;
Clique em Confirmar.
Sua composição foi criada com sucesso, adicione uma descrição com as informações e o detalhamento de itens. Você pode adicionar itens existentes na sua biblioteca ou criar novo produto e serviço.
Para classes não cadastradas ou caso tenha dúvida da classe correspondente, utilize opção SEDI-Serviços Diversos.
Quando uma composição é aprovada no orçamento, ela aparece completa na aba Pagamentos, para visualizar os itens da composição, clique no item dentro de orçamento e veja os detalhes.
Ao criar um item, ele será salvo automaticamente na Biblioteca. Para adicionar uma composição à sua Biblioteca, selecione o menu da composição (trê pontinhos no lado direito) e clique em Adicionar à minha biblioteca.
Tudo certo, essa composição estará disponível para utilizar em outros projetos, sem precisar refazer item por item. Veja mais sobre a atualização da visualização da Biblioteca.
🆕 Melhorias em Orçamentos
Antes, em alguns momentos poderia ser difícil adicionar muitos itens e serviços na tela de Orçamentos, entendemos como segundos fazem a diferença nas atividades do dia-a-dia, por isso, realizamos uma super atualização na página que pode otimizar a sua rotina.
Veja todas as melhorias de qualidade de vida que você encontrará na tela de orçamentos, agora com a performance elevada:
➡️ Maior velocidade na hora de adicionar itens e serviços;
➡️ Importação de arquivos nos formatos .xlsx, .xls ou .csv;
➡️ Incluímos o valor total no orçamento;
➡️ Agrupamento dos tipos de visualização;
➡️ Novo botão para fácil acesso ao catálogo;
➡️ Destaque para o botão de Orçamento Aprovado;
➡️ Alteração da localização da barra de pesquisa;
➡️ Opção de selecionar itens para exportação em pdf.
Ouvimos dizer que os profissionais do setor da construção civil adoram imagens de antes e depois 😜, confira a mudança:
👉 Como era a página antes
👉 Como a página ficou após a atualização
Importação de arquivos nos formatos .xlsx, .xls ou .csv
Agora é possível importar arquivos em outros formatos do excel, como .xlsx e .xls, até então só arquivos .csv eram aceitos.
Lembrando que ainda é importante seguir o padrão de organização das listas de produtos e/ou serviços, você pode baixar o modelo diretamente nas opções de ações do botão importar.
Para realizar a importação de um orçamento:
Clique em Importar;
Selecione a sua planilha que deverá estar no padrão e extensão citados acima;
Verifique os dados e campos correspondentes;
Tudo certo! Orçamento importado em segundos! 🚀
Nos conte, essa novidade com certeza te deixou com uma lágrima de alegria no rosto né?! 🥹
Agrupamento dos tipos de visualização
Para otimizar a organização da página de orçamentos, agrupamos os tipos de visualização: Lista, Grupo, Categoria e Fornecedor, confira na imagem abaixo.
Novo botão para fácil acesso ao catálogo
Adicionamos um novo botão de atalho para acessar o catálogo, com a visualização através de um painel lateral na tela, assim você continua com o campo de visão no seu orçamento e pode escolher o seu item favorito.
A forma de funcionamento continua a mesma, você pode adicionar os produtos do catálogo Vobi ou itens da sua biblioteca.
Ao clicar para adicionar um item e optar pelo catálogo, ele também aparecerá através do painel lateral. Veja mais sobre a atualização da visualização da Biblioteca.
Opção de selecionar itens para exportação em pdf
Fará uma reunião ou cotação de preços e precisa de um documento objetivo com apenas alguns dos itens do orçamento? Está na mão!
Faça a seleção de itens específicos e exporte no formato .pdf ou .csv rapidamente. ✨
🆕 Atualização da visualização da Biblioteca
Localize todos os seus produtos e serviços em uma biblioteca! Atualizamos a funcionalidade Meus produtos e serviços, agora ela recebe o nome Biblioteca.
Todos os itens favoritos ficam disponíveis nesse local, onde você pode acessar e editar a qualquer momento. Separamos em três abas:
➡️ Produtos;
➡️ Serviços;
➡️ Composições.
Veja como encontrar:
Explore as opções de busca e agilize o processo através dos filtros: grupo, categoria e fornecedor ou pela busca do código/nome do item.
🔙 Confira o que tivemos na última atualização da Vobi (24/11/2022)
Na última atualização da plataforma, lançamos o novo relatório para Fluxo de caixa, melhorias para a gestão de tarefas, projetos e muito mais! Confira cada uma das atualizações abaixo! 👇
🆕 Fluxo de caixa
🆕 Melhorias na visualização do Calendário
🆕 Atualização do Cronograma Geral
🆕 Novos recursos para Tarefas
Você pode conferir os detalhes dessas novidades e melhorias no artigo, clicando aqui. 😁