Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesGestão Financeira
Como gerenciar suas contas bancárias na plataforma Vobi
Como gerenciar suas contas bancárias na plataforma Vobi
Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Cadastrar e gerenciar seus dados bancários na plataforma Vobi é o primeiro passo para uma gestão financeira eficaz e simplificada do seu negócio. Isso não só ajuda a manter suas finanças em ordem, mas também proporciona uma visão clara da saúde financeira da sua empresa!

Neste artigo vamos explicar de maneira simples e rápida como você pode cadastrar e manter suas contas bancárias atualizadas na plataforma Vobi. 💰

O que você verá neste artigo


Como cadastrar uma conta bancária na Vobi

Para cadastrar uma conta bancária na plataforma Vobi, você tem duas opções:

  • Cadastro no menu de Cadastros: Acesse o menu lateral, vá até Cadastros e clique na sub-aba Contas.

  • Cadastro durante a criação de um lançamento financeiro: Ao criar uma receita ou despesa, clique no campo Conta e, em seguida, comece a digitar o nome da conta. Assim irá aparecer o botão de + criar.

    Outra opção é clicar no ícone de engrenagem ⚙️ Editar as opções. Aqui, abrirá a página de cadastro e você poderá cadastrar uma nova conta.

💡 Dica da Vobi: recomendamos que você, inicialmente, acesse o módulo de Cadastros e registre todas as contas bancárias usadas em seu negócio com o saldo inicial correspondente a data de início de utilização da Vobi. Depois disso, conforme for necessário, você pode adicionar novas contas bancárias rapidamente diretamente de um lançamento financeiro.

No momento de cadastro de uma conta, preencha os seguintes campos:

➡️ Descrição: Insira o nome da conta bancária (por exemplo, Banco do Brasil, Nubank, etc.). Dentre todos os campos, o de descrição é o único em que é obrigatório o preenchimento.

➡️ Utilizar para lançamentos financeiros: ao ativar essa opção, você poderá selecionar essa conta ao lançar despesas e receitas na plataforma.

➡️ Saldo inicial: Informe o saldo da conta no último dia antes de começar a usar a Vobi. Todos os seus relatórios serão calculados a partir desse valor.

➡️ Data do saldo inicial: A data do saldo informado.

➡️ Tipo: Escolha entre pessoa física ou jurídica.

➡️ CPF/CNPJ: Insira o seu número de CPF ou CNPJ.

➡️ Nome completo do titular: Informe o nome completo do titular da conta.

➡️ Informe seu banco: Preencha com o nome da instituição financeira.

➡️ Tipo da conta: Selecione se a conta é corrente ou poupança.

➡️ Agência: Insira o número da sua agência.

➡️ Conta: Digite o número da sua conta.

E confirmar! Agora que você cadastrou sua conta bancária, basta selecioná-la ao criar um novo lançamento financeiro no campo Conta. 🚀

Como atualizar os dados de uma conta bancária

Para atualizar os dados de uma conta bancária já existente na plataforma, você poderá seguir o mesmo fluxo de cadastro, com a diferença de que ao invés de clicar em Nova conta, clique no ícone de três pontos ⁝ ao lado da conta que deseja editar.

Como gerenciar suas contas bancárias

Para você acompanhar qualquer lançamento financeiro de uma conta específica, você poderá utilizar o Filtro.

Você poderá:

✅ Acessar o fluxo de caixa da sua empresa e filtrar pela conta que você deseja acompanhar

✅ Acessar o menu de Receitas ou Despesas e tenha uma visualização personalizada de todas os lançamentos dessa conta.

✅ Ao acessar o Extrato, você verá um resumo do que foi marcado como pago das suas contas e qual que é o saldo atual total. Você poderá utilizar o Filtro para visualizar o extrato de algum conta em específico.

Dúvidas Frequentes

  • Para que serve a opção "utilizar para lançamentos financeiros" ao cadastrar uma conta bancária na Vobi?

    Essa escolha determina se você pode ou não associar essa conta a transações financeiras, como receitas, despesas ou pagamentos.

    Se você a ativar, poderá vinculá-la a essas transações; caso contrário, não será possível conectá-la a nenhum lançamento financeiro.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?