Nessa atualização, não faltam novidades, difícil será escolher apenas uma favorita. Se você trabalha com o acompanhamento e gestão de obras, sabemos que realizar um orçamento detalhado ou organizar os registros de visitas técnicas podem ser tarefas extremamente desafiadoras. Confira agora as novidades e melhorias que vão otimizar a sua rotina:
Super novidade: Diário de Obra 
Criador de sites profissionais da Vobi
Nova ferramenta: Composição de custos unitários
Melhorias em Orçamentos
Atualização da visualização da Biblioteca
Super novidade: Diário de Obra 
Pela primeira vez, crie relatórios de acompanhamento de obra dentro da Vobi! Esqueça aquele grupo de whatsapp para armazenar e compartilhar com o seu cliente os registros fotográficos referentes às visitas técnicas, comece a utilizar nosso Diário de Obra. 
O Diário de Obra é um documento que possibilita o registro de progressão da construção ou reforma e qualquer evento relacionado à obra, podendo ser uma atividade de origem técnica, financeira ou administrativa.
Assim fica fácil de visualizar em qual momento a obra se encontra, quais atividades foram realizadas, rastrear possíveis atrasos e tomar decisões mais assertivas para as próximas etapas.
Você pode utilizar o Diário de Obra para adicionar:
Descrição detalhada sobre a obra;
Horário da visita;
Responsável técnico;
Atividades planejadas;
Tarefas realizadas;
Ocorrências;
Pendências;
Registros fotográficos.
Veja como encontrar essa nova funcionalidade:
Clique no menu Projetos > escolha o projeto
Toque na Aba Diário de obra.
Você também pode acessar todos os relatórios cadastrados na sua empresa, através do menu Ferramentas > Diário de Obra.
Como criar um relatório no Diário de obra
Acesse o Diário de obra:
Adicione um novo relatório;
Insira o código de identificação do relatório, projeto associado e data da visita;
Descreva de forma completa a visita, explore as opções de formatação;
Adicione comentários importantes, como ocorrências, pendências e notas.
Insira o registro fotográfico;
Clique gerar relatório, tudo pronto! 
Você pode imprimir o relatório ou compartilhar o link com o cliente.
Veja como criar um relatório através do passo a passo da imagem abaixo:
Agora você já sabe como criar um diário completo para todas as obras que realizar, com o registro de relatórios para cada visita realizada. Para saber ainda mais, confira esse artigo especial que criamos para você.
Criador de sites profissionais da VobiCrie um site profissional com domínio próprio em minutos e atraia potenciais clientes para o seu negócio! Talvez você esteja se perguntando, será que eu realmente preciso ter um site?
Bom, atualmente todo mundo está online, se você não está disponível, com certeza o seu concorrente está. 
Listamos aqui alguns dos benefícios:
Aumento nas vendas, conecte-se com potenciais clientes;
Transmita maior credibilidade e profissionalismo;
Relevância digital que não depende das redes sociais;
Economia financeira, não ficará refém de agências;
Controle na entrega de conteúdo para os clientes;
Facilidade para criação, personalização e manutenção.
Para tornar uma tarefa ainda mais rápida, disponibilizamos 50 opções de templates, assim você pode optar pelo modelo de site ideal para o seu negócio. Confira alguns dos templates prontos:
Aproveite mais esse recurso Vobi e tenha um posicionamento consolidado no mercado! 
Quer saber mais? Acesse o conteúdo explicativo e garanta já o seu site!
A ferramenta Criador de Sites da Vobi é um recurso de contratação extra e opcional, separada do seu plano de assinatura da plataforma.
Nova ferramenta: Composição de custos unitáriosConheça a ferramenta que vai agilizar a criação de orçamentos complexos para a obra!
Se você trabalha com o gerenciamento de obras, sabemos que especificar apenas o valor do metro quadrado do revestimento, por exemplo, não é suficiente, há muitos custos atrelados a uma instalação de revestimento.
Para a elaboração deste tipo de orçamento, é necessário prever todos os custos, insumos, serviços a serem realizados, juntamente com os materiais. Você pode estar se perguntando: como ter esse orçamento detalhado com rapidez e qualidade?
Tenha a visão completa de todos os custos que compõe um orçamento utilizando a técnica Composição de custos. Também conhecida como Composição de preço unitário, a ferramenta permite o cálculo de índices de consumo de material, equipamentos e produtividade da mão-de-obra.
Benefícios:
Ter a visualização do escopo de projeto detalhado;
Agilidade na tomada de decisões e execução de tarefas;
Maior planejamento de cronograma e gestão do tempo;
Agilidade nos cálculos;
Melhor gestão de recursos e equipe;
Facilidade para rastrear possíveis prejuízos na obra;
Visão assertiva no valor final da obra.
Utilize a composição de custos para calcular a execução da obra e assim ter a visão de quanto cobrar pela prestação do serviço, prevendo todos os custos e sua margem de lucro.
Lembrando que o lucro da realização obra está atrelado aos resultados mais apurados, insira os valores atualizados no detalhamento das composições e garanta o crescimento do seu negócio!
Para criar uma composição, dentro da aba de orçamentos:
Clique para Adicionar item no orçamento;
Selecione Criar nova composição;
Insira dados como o código, nome, unidade padrão e classe correspondente;
Clique em Confirmar.
Sua composição foi criada com sucesso, adicione uma descrição com as informações e o detalhamento de itens. Você pode adicionar itens existentes na sua biblioteca ou criar novo produto e serviço.
Para classes não cadastradas ou caso tenha dúvida da classe correspondente, utilize opção SEDI-Serviços Diversos.
Quando uma composição é aprovada no orçamento, ela aparece completa na aba Pagamentos, para visualizar os itens da composição, clique no item dentro de orçamento e veja os detalhes.
Ao criar um item, ele será salvo automaticamente na Biblioteca. Para adicionar uma composição à sua Biblioteca, selecione o menu da composição (trê pontinhos no lado direito) e clique em Adicionar à minha biblioteca.
Tudo certo, essa composição estará disponível para utilizar em outros projetos, sem precisar refazer item por item. Veja mais sobre a atualização da visualização da Biblioteca.
Melhorias em OrçamentosAntes, em alguns momentos poderia ser difícil adicionar muitos itens e serviços na tela de Orçamentos, entendemos como segundos fazem a diferença nas atividades do dia-a-dia, por isso, realizamos uma super atualização na página que pode otimizar a sua rotina.
Veja todas as melhorias de qualidade de vida que você encontrará na tela de orçamentos, agora com a performance elevada:
Maior velocidade na hora de adicionar itens e serviços;
Importação de arquivos nos formatos .xlsx, .xls ou .csv;
Incluímos o valor total no orçamento;
Agrupamento dos tipos de visualização;
Novo botão para fácil acesso ao catálogo;
Destaque para o botão de Orçamento Aprovado;
Alteração da localização da barra de pesquisa;
Opção de selecionar itens para exportação em pdf.
Ouvimos dizer que os profissionais do setor da construção civil adoram imagens de antes e depois
, confira a mudança:
Como era a página antes
Como a página ficou após a atualização
Importação de arquivos nos formatos .xlsx, .xls ou .csv
Agora é possível importar arquivos em outros formatos do excel, como .xlsx e .xls, até então só arquivos .csv eram aceitos.
Lembrando que ainda é importante seguir o padrão de organização das listas de produtos e/ou serviços, você pode baixar o modelo diretamente nas opções de ações do botão importar.
Para realizar a importação de um orçamento:
Clique em Importar;
Selecione a sua planilha que deverá estar no padrão e extensão citados acima;
Verifique os dados e campos correspondentes;
Tudo certo! Orçamento importado em segundos! 
Nos conte, essa novidade com certeza te deixou com uma lágrima de alegria no rosto né?! 🥹
Agrupamento dos tipos de visualização
Para otimizar a organização da página de orçamentos, agrupamos os tipos de visualização: Lista, Grupo, Categoria e Fornecedor, confira na imagem abaixo.
Novo botão para fácil acesso ao catálogo
Adicionamos um novo botão de atalho para acessar o catálogo, com a visualização através de um painel lateral na tela, assim você continua com o campo de visão no seu orçamento e pode escolher o seu item favorito.
A forma de funcionamento continua a mesma, você pode adicionar os produtos do catálogo Vobi ou itens da sua biblioteca.
Ao clicar para adicionar um item e optar pelo catálogo, ele também aparecerá através do painel lateral. Veja mais sobre a atualização da visualização da Biblioteca.
Opção de selecionar itens para exportação em pdf
Fará uma reunião ou cotação de preços e precisa de um documento objetivo com apenas alguns dos itens do orçamento? Está na mão!
Faça a seleção de itens específicos e exporte no formato .pdf ou .csv rapidamente. 
Atualização da visualização da BibliotecaLocalize todos os seus produtos e serviços em uma biblioteca! Atualizamos a funcionalidade Meus produtos e serviços, agora ela recebe o nome Biblioteca.
Todos os itens favoritos ficam disponíveis nesse local, onde você pode acessar e editar a qualquer momento. Separamos em três abas:
Produtos;
Serviços;
Composições.
Veja como encontrar:
Explore as opções de busca e agilize o processo através dos filtros: grupo, categoria e fornecedor ou pela busca do código/nome do item.
Confira o que tivemos na última atualização da Vobi (24/11/2022)Na última atualização da plataforma, lançamos o novo relatório para Fluxo de caixa, melhorias para a gestão de tarefas, projetos e muito mais! Confira cada uma das atualizações abaixo! 
Fluxo de caixa
Melhorias na visualização do Calendário
Atualização do Cronograma Geral
Novos recursos para Tarefas
Você pode conferir os detalhes dessas novidades e melhorias no artigo, clicando aqui. 
