A importação de XML pode ser utilizada para poupar muito tempo na criação de lançamentos financeiros. Através dessa ferramenta, a plataforma Vobi extrai os dados da nota fiscal importada e cria automaticamente o lançamento financeiro selecionado e registra a nota fiscal correspondente.
A importação é utilizada somente para notas fiscais de produto (NF-e modelo 55).
Você poderá realizar a importação do XML antes ou depois de criar o lançamento financeiro.
Dessa forma, o sistema irá preencher todos os campos possíveis do lançamento financeiro para você.

Ao importar antes de ter o lançamento financeiro criado, o sistema irá iniciar a conciliação de itens da nota fiscal, buscando se o item de mesmo nome já existe no seu orçamento ou na sua biblioteca.
Conforme a imagem a seguir, a plataforma irá sugerir os itens encontrados na sua bilbioteca ou orçamento automaticamente. Caso não seja encontrado, você poderá:

Criar um novo item para editar suas propriedades
Buscar um item já cadastrado na sua base
Apenas avançar e o item será criado automaticamente
Ao avançar você verá o pagamento com todas as informações preenchidas.
Caso o fornecedor com o CNPJ da nota fiscal não exista nos seus cadastros você verá uma indicação de "novo" no campo do fornecedor, dessa forma, ao salvar o pagamento, o fornecedor também será criado com seus dados extraídos automaticamente da NF.

Você também pode importar o XML a seção de notas fiscais. Dessa forma, apenas a nota fiscal é preenchida, ou seja, os dados do lançamento financeiro não são alterados.

Suas notas fiscais importadas poderão ser consultadas nos detalhes dos seus pagamentos e de suas despesas, basta clicar no número da nota fiscal para visualizar todos os detalhes.

Dica da Vobi! Caso não tenha o XML da nota você pode baixar pelo Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Na aba de Serviços escolha a opção de Consultar NF, busque pela chave de acesso da nota e para confirmar o download é só informar o certificado digital e a senha.
