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Como funcionam os lembretes de cobrança da Vobi Pay?
Como funcionam os lembretes de cobrança da Vobi Pay?

Entenda as notificações de cobrança via E-mail, SMS e WhatsApp.

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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Com a Vobi Pay, você ganha o poder de automatizar os lembretes de vencimento das cobranças destinados aos seus clientes!

Isso significa que você não precisa mais se inquietar com a tarefa de lembrar individualmente cada cliente sobre a data de pagamento. A Vobi Pay assume essa responsabilidade por você, tornando o processo eficiente, evitando constrangimentos ao notificar seus clientes de maneira amigável e mantendo um relacionamento comercial harmonioso.

O que você verá neste artigo


Como ativar as notificações de cobrança

Para ativar suas notificações de cobrança, é muito simples! Ao criar uma cobrança via Vobi Pay, você poderá escolher como deseja avisar o seu cliente sobre o vencimento da sua cobrança.

Temos três formas disponíveis:

  • Cobranças gratuitas e ilimitadas através de e-mail

  • Cobranças através de SMS por 1 crédito a cada mensagem

  • Cobrança por WhatsApp por 1 crédito a cada mensagem

💡Dica da Vobi: quanto mais opções de canais você usar para o lembrete de pagamento, maiores serão as possibilidades de efetivamente receber o pagamento dentro do prazo!

Atenção: Para ativar as notificações é obrigatório que o cliente selecionado no pagamento tenha email (no caso de notificação via e-mail) e telefone (para sms e whatsapp) cadastrado. O telefone deve estar no formato de exemplo: (DDD) 9 XXXX-XXXX.

Por enquanto, ainda não é possível editar as formas de notificações após a criação da cobrança, por isso, esteja atento ao meio que deseja utilizar no momento da criação da cobrança.

Comunicações direcionadas ao seu cliente

Atualmente, a Vobi Pay oferece seis momentos em que as comunicações de cobrança podem ser enviadas ao seu cliente. Aqui estão eles:

  1. Aviso de cobrança no momento da criação do pagamento.

  2. Lembrete de vencimento próximo, 3 dias antes do vencimento de cada parcela.

  3. Lembrete de vencimento próximo no dia exato do vencimento da parcela.

  4. Lembrete de cobrança vencida, no dia seguinte ao vencimento (nota: este lembrete só será enviado se o pagamento não tiver sido efetuado).

  5. Lembrete de cobrança vencida, 3 dias após o vencimento (nota: este lembrete só será enviado se o pagamento não tiver sido efetuado).

  6. Lembrete de cobrança vencida, 6 dias após o vencimento (nota: este lembrete só será enviado se o pagamento não tiver sido efetuado).

Para visualizar as mensagens completas que seu cliente receberá, clique aqui.

💡Dica da Vobi: Você poderá acompanhar todas as notificações de cobranças que já foram ou serão enviadas, bem como o status de cada uma delas através dos detalhes do pagamento.

Entenda os créditos de mensagem na Vobi Pay

O envio de e-mails de cobrança é ilimitado e totalmente gratuito! Já para utilizar o envio de cobranças através de SMS e WhatsApp, cada mensagem consome 1 crédito de notificação que você precisa ter na sua conta.

Caso você queira saber mais sobre como comprar créditos, clique aqui.

Quais os horários de envio das cobranças?

Todos os nossos lembretes são enviados às 8h da manhã (horário de Brasília).

As mensagens de WhatsApp são enviadas pelo número 55 11 5039-7201, já as mensagens de SMS são enviadas por um número genérico. Ambos são verificados e funcionam apenas para o envio de mensagens aos pagadores, ou seja, não recebem mensagens nem telefonemas.

Detalhes importantes que você precisa saber

❗Caso for preciso, você poderá interromper os envios após a criação da cobrança! Para isso, basta acessar os Detalhes do pagamento ➝ Notificações ➝ Para próximos envios, e configurar da forma que você deseja.

❗Se a cobrança for cancelada, excluída ou quitada, os lembretes são automaticamente interrompidos e seu cliente não receberá mais nenhuma notificação.

Dúvidas frequentes

  • Como saber se minhas notificações foram enviadas para meus clientes ou não?

    Para conferir se suas notificações foram enviadas aos clientes, basta acessar os detalhes do pagamento. Lá, você verá o registro completo de todas as notificações, incluindo o status delas, para que você saiba exatamente o que e quando foi enviado e o que está por vir em relação às cobranças.

  • Como saber se o meu cliente já visualizou a cobrança que foi enviada?

    Se o cliente tiver clicado no link de pagamento que foi enviado a ele, você verá um ícone com um "check" lado da respectiva parcela da cobrança ou nos detalhes da cobrança (veja o ícone na imagem abaixo). Ao passar o mouse sobre esse ícone, você vai descobrir o dia e a hora exatos em que o seu cliente acessou por último o link de pagamento e, se você clicar nele, você verá todas as vezes que aquela cobrança foi acessada!

    Importante ressaltar que você poderá acessar o link dessa cobrança à vontade, a plataforma entenderá que é você quem está acessando o pagamento, logo, não irá adicionar o ícone e nem contabilizar a visualização do pagamento.

  • Consigo ativar o lembrete de vencimento em cobranças já emitidas?

    Por enquanto, ainda não é possível editar as formas de notificações após a criação da cobrança, por isso, esteja atento ao meio que deseja utilizar no momento da criação da cobrança.

  • Como funciona a cobrança das taxas?

    O envio de e-mails de cobrança é ilimitado e gratuito. Já o envio de mensagens de cobrança por SMS ou WhatsApp consome créditos de mensagem, onde cada mensagem enviada desconta 1 crédito de sua conta na Vobi Pay. Você pode comprar créditos de notificações através do menu de Resumo, dentro do módulo da Vobi Pay. Para saber mais sobre como adquirir os créditos, clique aqui.

  • É possível enviar o lembrete de vencimento para mais de um número?

    Os lembretes de cobrança serão enviados somente para o número do cliente cadastrado na cobrança. Não é possível adicionar mais números por enquanto.

  • A Vobi receberá as mensagens de resposta do meu cliente?

    No momento, a Vobi Pay é possui o recurso voltado para o envio automatizado de lembretes de vencimento. Portanto, as respostas dos clientes não são processadas ou recebidas por meio da plataforma.

  • É possível enviar os lembretes de vencimento para clientes com telefone do exterior?

    No momento, o gestor de cobranças da Vobi Pay é projetado para atender apenas números de telefone no Brasil. Portanto, não é possível enviar lembretes de vencimento para clientes com números de telefone no exterior.

  • É necessário ter o número 9 (nove) antes do número de telefone?

    Sim, para notificações por SMS e WhatsApp, é importante que o número de telefone esteja no formato correto, incluindo o código de área e, se aplicável, o número 9 (nove) antes do número principal, como por exemplo: (DDD) 9 XXXX-XXXX. Isso ajuda a garantir que as mensagens sejam entregues corretamente.

  • A Vobi Pay utiliza o meu WhatsApp para o envio de cobranças?

    A Vobi Pay utiliza números comerciais próprios, desvinculando completamente a imagem do profissional para o setor financeiro e eliminando qualquer possível desconforto ou constrangimento ao utilizar o seu WhatsApp para o envio de cobranças.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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