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Como cadastrar despesas e receitas recorrentes na Vobi
Como cadastrar despesas e receitas recorrentes na Vobi
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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Sabemos que gerenciar as finanças de uma empresa pode ser um desafio, principalmente quando se trata de despesas e receitas recorrentes! Com a Vobi, esse processo se torna muito mais simples e prático, permitindo que você mantenha o controle de suas finanças com muito mais facilidade e eficiência.

Neste artigo vamos explicar o passo a passo de como cadastrar uma despesa ou receita recorrente na plataforma Vobi. 🙂

O que você vai ver neste artigo


Como cadastrar uma despesa ou receita recorrente

Para adicionar uma despesa ou receita recorrente, deve-se seguir o mesmo fluxo que você já está acostumado. Basta ir na aba de "Financeiro" e logo após, "Despesas" ou "Receitas" e clicar no botão de Nova despesa/Nova receita.

Detalhes

Aqui todos os campos são obrigatórios, exceto Fornecedor, Projeto/Oportunidade e Categoria Financeira.

➡️ Nome

➡️ Projeto/oportunidade

➡️ Fornecedor

➡️ Categoria financeira

➡️ Data de lançamento

➡️ Valor

➡️ Mais informações: clique nessa opção para adicionar a Conta, o Centro de Custo e a forma de pagamento

Caso queira saber mais sobre como gerenciar suas contas bancárias na plataforma Vobi, clique aqui.

Veja o exemplo abaixo, de como uma despesa recorrente ficaria após preenchimentos desses detalhes:

Após o preenchimento inicial, vamos para Parcelamento ou Recorrência. Ao selecionar a opção de Recorrência, você já pode estruturar essa despesa da forma que precisar:

  • Repetir a cada: período em que as recorrências serão criadas

  • Frequência: escolha entre dia, semana, mês ou ano.

  • Recorrência: quantas vezes essa despesa ou receita irá acontecer novamente.

Exemplo 1: Para fazer o cadastro de um ano de aluguel como uma despesa recorrente, usaríamos:

  • Repetir a cada: 1

  • Frequência: mês

  • Recorrência: 12

Após configurar a recorrência de uma despesa, a plataforma irá automaticamente repeti-la no mesmo dia selecionado na data de lançamento. Portanto, se eu colocar a data de lançamento no dia 10/01, ela vai se repetir dia 10/01, dia 10/02, dia 10/03...

Exemplo 2: Vamos supor que você precisa cadastrar no sistema uma despesa recorrente de vale-transporte que é pago toda segunda-feira para um funcionário. Para isso, você deve selecionar a primeira segunda-feira do mês como data de lançamento e informar que essa despesa deve se repetir:

  • Repetir a cada: 1

  • Frequência: semana

  • Recorrência: 4

Assim, a despesa seria registrada automaticamente toda semana, em um período de um mês, sempre na segunda-feira.

❗ Temos a possibilidade de colocar até 48 recorrências, que seriam equivalentes nesse exemplo a 11 meses de pagamentos semanais.

Após preenchimento, uma janela ao lado vai mostrar quando será a última recorrência programada.

Anexos e Anotações

Disponibilizamos aqui o campo de Notas internas para você registrar informações importantes. Além disso, para facilitar ainda mais esse processo, você poderá já vincular anexos a essa despesa, como documentos, nota fiscal, comprovante de pagamento e outros.

O anexo adicionado durante a criação da despesa ou receita recorrente só é inserido na primeira ocorrência. Para adicionar as próximas, basta clicar no pagamento desejado e anexar o arquivo, e ao salvar, a plataforma abrirá uma janela em que você deve escolher se essa edição deve ser feita somente no lançamento selecionado ou neste e nos próximos lançamentos em aberto.

Veja o exemplo abaixo como fica após adicionar alguma anotação ou arquivo 👇

Dispondo dessas informações, finalize com o botão Salvar e confira a parcela recém gerada no final da página principal do financeiro!

Como editar uma despesa ou receita recorrente já criada

Sabemos que o valor de uma despesa recorrente pode variar de acordo com a parcela! Temos como exemplo a conta de luz, conta de água... Pensando nisso, ao criar essa despesa ou receita, você no primeiro momento coloca um valor de referência nesse campo e, conforme você receber os valores das próximas parcelas, você pode editar clicando em cima de cada parcela, e alterando no campo de Valor. Assim como a alteração de valor, podemos editar todas as outras informações, exceto a recorrência.

Acompanhe aqui como atualizar o valor de cada uma dessas parcelas de recorrência 👇

Quando você finalizar as modificações desejadas e apertar em Salvar, a plataforma abrirá uma janela em que você deve escolher se a edição deve ser feita somente no lançamento selecionado ou neste e nos próximos lançamentos em aberto.

❗ É importante que você saiba: uma vez que o lançamento foi atualizado como pago, não é permitido alterar o valor enquanto ele estiver com o status de pago. Caso seja necessário essa mudança, você precisará voltar esse pagamento para o status de aguardando e logo após, será possível alterar para o valor desejado.

Para saber mais sobre como gerenciar suas finanças dentro da Vobi, clique aqui 👈

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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