Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesVobi Pay
Como criar uma cobrança na Vobi Pay
Como criar uma cobrança na Vobi Pay
Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de um mês

Visão Geral

Para criar uma cobrança via Vobi Pay, primeiro você deve ter sua conta ativa. Caso não tenha, acesse o tutorial aqui 👇

Veja no vídeo abaixo como criar uma cobrança, ou siga os passos a seguir:

O que você vai ver nesse artigo:


Passo a passo para criação de uma cobrança na Vobi Pay

1. Você pode criar uma cobrança na Vobi Pay através de três opções:

  • Clicando em + Novo ➝ Financeiro ➝ Pagamento (conforme imagem abaixo)

  • A partir do financeiro de algum projeto da plataforma

  • Ou até mesmo através da aba de Cobranças dentro do módulo Vobi Pay.

💡Dica da Vobi: você pode acessar o GIF interativo para visualizar melhor como acessar essas três opções, clicando aqui.

2. Ao gerar um novo pagamento, você escolherá entre um lançamento manual ou cobrança via Vobi Pay.

3. Ao selecionar Cobrança via Vobi Pay você deverá preencher os dados da sua cobrança e logo após, clicar em Próximo.

  • Nome do pagamento: especificação do nome do serviço atrelado a esse projeto ou obra;

  • Projeto/Oportunidade: ao criar a cobrança a partir do financeiro de um projeto, esse campo já virá preenchido automaticamente;

  • Data do lançamento: Também chamada data de competência, é a data em que o lançamento foi gerado, independente dos pagamentos das parcelas

  • Categoria financeira: você pode selecionar uma das categorias que já deixamos configuradas, como vendas de serviços/produtos, comissões, adiantamentos, empréstimos etc. Você também pode criar a sua própria categoria.

  • Centro de custos: separe a empresa em setores (vendas, marketing, produção, qualidade, financeiro, etc.), possibilitando rastrear e analisar todas as unidades que geram despesas ou lucro.

  • Apropriação: Através da apropriação, você relaciona os lançamentos financeiros com cada nível do orçamento do projeto. Essa divisão permite controlar os gastos e visualizar os valores realizados por etapa da obra.

  • Produtos/Serviços: adicione todos os produtos/serviços que deseja, clique em Buscar item para adicionar um Insumo do Orçamento, da sua Biblioteca (Meus itens) ou da SINAPI, ou em + Produto ou + Serviço para inserir um novo produto ou serviço.

  • Campo de valores: após adicionar os produtos/serviços, observe que no final você terá o subtotal desses itens, considerando os descontos, impostos e até mesmo frete. Você poderá adicionar taxas com porcentagem ou valores fixos

❗ Importante: o Desconto do campo de valores é independente da data de pagamento do seu cliente. Agora, o Desconto configurado na terceira etapa da criação da cobrança é um desconto de pontualidade, ou seja, dependendo da data que o seu cliente te pagar esse desconto vai se aplicado ou não.

4. Após preencher os dados da cobrança, é hora de selecionar a Forma de pagamento e as Notificações:

  • A quantidade de parcelas desejadas

  • A data de vencimento da 1ª parcela

  • As formas de pagamento que você aceitará (Pix, Boleto ou Cartão)

  • Como seu cliente será notificado (E-mail, WhatsApp e SMS).

  • Os dados do seu cliente:

    • CPF ou CNPJ do cliente é obrigatório para gerar a cobrança

    • Para envios de lembrete de cobranças por SMS ou WhatsApp, é obrigatório o preenchimento do celular. Além disso, o campo de e-mail também deverá ser preenchido caso estiver selecionada a notificação via e-mail.

Para consultar as tarifas atualizadas da Vobi Pay, visite nossa página de preços clicando aqui. Você também pode conferir mais detalhes sobre as notificações de cobranças na Vobi Pay, clicando aqui.

❗ Importante: Em parcelamentos de cartão de crédito não será possível configurar juros e multa.

💡 Dica: Quer saber o quanto cobrar mas tem dúvida nas taxas e o quanto vai receber? Clique aqui e acesse a calculadora de cobranças da Vobi Pay!

5. Após isso, você terá a opção de configurar os Juros, Multa e Descontos.

  • Para os juros, defina o percentual a ser cobrado mensalmente caso o pagamento não seja efetuado até a data de vencimento.

  • Para a multa, configure o percentual ou valor fixo a ser adicionado caso o pagamento seja realizado após o vencimento.

  • E, por fim, para os descontos por pagamento antecipado, estabeleça o percentual ou valor fixo a ser concedido em cada parcela para incentivar seus clientes a quitar antes do prazo. Você poderá colocar o prazo máximo do desconto, onde após esse prazo, o desconto não será mais válido.

❗ Importante: Não é possível editar os juros, multa e descontos de uma cobrança criada via Vobi Pay. Caso necessite alterar, você deve cancelar a cobrança e criar uma cobrança nova.

💡 Dica da Vobi: Você pode definir valores padrão de juros, multas e descontos diretamente nas configurações da sua empresa. Dessa forma, todas as cobranças serão automaticamente configuradas com os parâmetros padrões e se você precisar ajustar esses valores em uma cobrança específica, você pode fazê-lo de forma direta e simples, garantindo flexibilidade e controle total sobre as condições financeiras!

6. Avance o fluxo para revisão dos dados e então é só criar o pagamento! Após o pagamento criado você poderá visualizar a fatura como o cliente vê e o seu cliente será automaticamente notificado da nova cobrança dentro de alguns instantes. Através do link de pagamento que for enviado, seu cliente poderá efetuar o pagamento, escolhendo pagar via PIX, boleto ou cartão de crédito.

Para acessar todas as suas cobranças, basta acessar o módulo da Vobi Pay ➝ Cobranças.


E se o cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo?

Com o gestor de cobranças da Vobi Pay, suas chances de receber os pagamentos em dia aumentam significativamente! Seu cliente receberá lembretes de cobrança para todas as parcelas registradas, com três notificações antes do vencimento e mais três após a data limite. Além disso, ao acessar o link de fatura, ele poderá visualizar detalhes como juros, multa e desconto por pagamento antecipado, incentivando-o a efetuar o pagamento o quanto antes!

Porém, se por algum motivo o seu cliente não efetuar o pagamento no prazo de vencimento, não há motivo para preocupação! A Vobi Pay simplifica esse processo com nosso gerenciador de cobranças. Seu cliente receberá lembretes automáticos por e-mail, SMS e WhatsApp, tornando a tarefa de cobrança muito mais fácil para você. E caso você tenha configurado juros e multa, a cobrança será automaticamente atualizada para o valor com o acréscimo.

Caso você queira saber mais sobre como funcionam as notificações de cobranças na Vobi Pay, clique aqui.


Limites na Vobi Pay

Entenda os limites de segurança da Vobi Pay a seguir:

Os limites de criação de cobrança são:

  • Cobrança via Boleto : R$150 mil por parcela

  • Cobrança via Pix: R$150 mil por parcela

  • Cobrança via Cartão de crédito: R$20 mil por cobrança


Dúvidas Frequentes:

  • O cliente efetuou o pagamento das primeiras parcelas, mas depois cancelou o contrato. Como prosseguir com as próximas parcelas em aberto aberto?

    Nesse caso, você deverá acessar a Cobrança que deseja e clicar nos três pontos ⁝ ao lado das parcelas restantes e selecionar a opção de Cancelar parcela.

    É importante ressaltar que, após o cancelamento da parcela, a cobrança correspondente não gerará mais notificações para o cliente e o valor não será contabilizado nos controles financeiros. Isso garante que o seu controle financeiro esteja de acordo com o previsto e mantém seu fluxo de caixa sempre atualizado, sem contabilizar parcelas desnecessárias, além de evitar notificações indesejadas para o cliente.

  • Fiz a configuração de juros e multa, mas conversei com o cliente inadimplente e resolvi não cobrá-lo a mais. O que fazer?

    Para remover os juros, ou multa de uma parcela vencida, é necessário acessar a parcela e editar o vencimento para uma data futura, assim o sistema habilita a opção de remoção de juros e multas. No entanto, é importante considerar dois detalhes importantes:

    • Essa alteração só é possível se o pagamento tiver sido realizado via PIX ou boleto bancário.

    • Se o pagamento foi feito com cartão de crédito, não é possível editar essa cobrança. Nesse caso, você precisará cancelar a parcela clicando no ícone de três pontos ⫶ ao lado dela e selecionar a opção 'Cancelar parcela'. Em seguida, será necessário criar uma nova parcela com as configurações que deseja.

  • Como posso editar os juros, multa e desconto de uma cobrança?

    Não é possível editar os juros, multa e descontos de uma cobrança criada via Vobi Pay, para alterar os valores você deve cancelar a cobrança e criar uma cobrança nova.

  • Como converter juros diários para mensal?

    Para converter juros diários para mensais, você pode pegar a taxa de juros ao dia e multiplicar o valor por 30 ao inseri-lo na plataforma.

    Por exemplo: se o contrato estipula 0,03% de juros ao dia, você deve multiplicar 0,03% por 30, o que resulta em 0,9% de juros ao mês.


Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?