Passar para o conteúdo principal
Como emitir recibos

Entenda como fazer a emissão de recibos de recebimentos e de pagamentos de fornecedores.

Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão geral

Gerenciar pagamentos e recebimentos de forma organizada é essencial para o sucesso de qualquer obra. Com a Vobi, você pode emitir recibos diretamente na plataforma, facilitando o controle financeiro e a comunicação com fornecedores.

Seja para confirmar o pagamento de mão de obra ou registrar o recebimento de um serviço, a emissão de recibos ajuda a manter todos os registros centralizados, garantindo que seus documentos estejam sempre bem documentados e acessíveis.

O que você vai ver neste artigo

Como emitir recibos?

Você poderá emitir recibos de forma diretamente integrada aos seus lançamentos financeiros. Seja em despesas ou receitas (que inclui pagamentos de clientes para seu negócio), sempre que uma parcela estiver no status “Pago”, você poderá emitir um recibo para ela.

❗Importante: Para os pagamentos recebidos via Vobi Pay, a emissão do recibo é automática!

Para realizar a emissão é muito simples. Basta clicar nos 3 pontinhos da parcela paga e selecionar "Emitir recibo”.

Emitindo um recibo de recebimento

Se você precisa emitir um recibo para o seu cliente que te fez o pagamento, utilize a opção dentro de uma receita ou pagamento de cliente para meu negócio.

Após a emissão você verá:

  • Os dados do cliente cadastrados na receita serão automaticamente preenchidos no recibo.

  • O cliente será identificado como pagador, enquanto sua empresa será registrada como a recebedora.

  • O recibo não requer assinatura física, pois inclui um código QR e um link de autenticação digital. Isso simplifica o processo, eliminando a necessidade de etapas adicionais. Basta enviar o recibo ao cliente, que poderá validar o documento digitalmente acessando o link fornecido.

Emitindo um recibo de pagamento

Ao emitir um recibo para o pagamento de um fornecedor, utilize a opção na despesa.

Após a emissão você verá:

  • O recibo será preenchido automaticamente com os dados do fornecedor cadastrados na despesa.

  • Sua empresa será identificada como a pagadora, enquanto o fornecedor será registrado como o recebedor do pagamento.

  • Você pode imprimir e assinar o recibo, e depois carregá-lo na plataforma como um anexo, garantindo que todos os registros estejam centralizados e facilmente acessíveis.

Visualizando recibos emitidos

Para visualizar um recibo já emitido, basta acessar os 3 pontinhos de uma parcela paga e clicar na opção Visualizar recibo.

Personalização de Recibos

Informações da minha empresa podem ser acessadas na Minha área em Informações do negócio.

Para editar informações de clientes ou fornecedores acesse o menu Contatos.

❗Importante: recibos já emitidos nunca são alterados, portanto alterações nos dados da empresa, de clientes e fornecedores só irá afetar os próximos recibos emitidos.

Dúvidas frequentes

Posso editar um recibo após sua emissão?

Não. Após a emissão, o recibo não pode mais ser editado. Caso precise corrigir alguma informação, é necessário voltar a parcela para o status “aguardando pagamento” que isso irá cancelar o recibo e emitir um novo.

Lembrando que mesmo o recibo mesmo que cancelado não é excluído e sempre estará disponível no link uma vez que é emitido.

Como envio o recibo diretamente para o fornecedor?

Após a emissão do recibo, você pode clicar na opção "Enviar por Whatsapp” no final da página e enviar para seu cliente ou fornecedor.

Os recibos ficam armazenados no sistema?

Sim, todos os recibos emitidos ficam armazenados e podem ser acessados diretamente nas parcelas pagas através do ícone de recibo ou nos 3 pontinhos em Visualizar recibo.

Posso emitir recibos para pagamentos parcelados?

Sim, a funcionalidade permite emitir um recibo para pagamentos de cada parcela.

Respondeu à sua pergunta?