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Alçadas de Aprovação em Compras na Vobi
Alçadas de Aprovação em Compras na Vobi

Como utilizar alçadas de aprovação no módulo de compras da Vobi

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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

As alçadas de aprovação são mecanismos essenciais para garantir o controle e a conformidade nos processos de compras dentro da Vobi. Elas permitem que determinadas ações, como solicitações e ordens de compra (OC), sejam submetidas à aprovação de usuários autorizados antes de sua execução. Neste artigo, abordaremos como configurar e utilizar as alçadas de aprovação para otimizar o fluxo de compras em sua empresa.​

O que você vai ver neste artigo


Definindo quais Alçadas estarão ativas

Dentro da seção de configurações da Vobi, existe o menu "Alçadas de aprovação". Neste menu, é possível ativar ou desativar as alçadas disponíveis, afetando toda a empresa. Alterações nessas configurações podem exigir que os usuários atualizem a tela para ter efeito.

*Se a alçada for desativada, os status específicos de alçada serão ocultados nos respectivos módulos:​

  • Solicitação de compra: Status "Aprovado" e "Recusado" serão ocultados.​

  • Ordem de Compra: Status "Aprovado" será ocultado.​


Configurando quais usuários possuem Alçadas

Ao criar ou editar um usuário na Vobi, há uma seção específica para configurar sua alçada de aprovação. É possível definir alçadas tanto para solicitações quanto para ordens de compra. Usuários com perfil de administrador (admin) ou proprietário () ossuem, por padrão, todas as alçadas ativas e ilimitadas.

Além disso, nas permissões de usuário, há a opção "Empresa → Alçadas de aprovação", que libera o acesso ao menu de alçadas na plataforma e permite a configuração por módulo.


Como utilizar a Alçada de Aprovação em Compras

Solicitação de compra

Configuração

A configuração de alçada de aprovação é simples. Basta acessar Configurações -> Equipe, selecionar o usuário que deseja configurar e liberar a permissão de aprovar solicitações.

Aprovação

Nas telas de visualização de uma solicitação de compra, usuários com permissão de aprovação verão botões para aprovar ou recusar a solicitação, localizados abaixo do cabeçalho.

Após a aprovação, não é mais possível editar detalhes da solicitação e os dados do responsável, incluindo data e hora, são registrados e é possível registrar o motivo da recusa

Para usuários com permissão de aprovação, avançar o status de uma solicitação resulta em aprovação automática.​

Recusa

Solicitações recusadas não poderão seguir para os próximos status no processo de compra.

Após a recusa, os dados do responsável, incluindo data e hora, são registrados e é possível registrar o motivo da recusa


Ordens de Compra

Configuração

Para configurar basta acessar Configurações -> Equipe, selecionar o usuário que deseja configurar e liberar a permissão de aprovar solicitações.

Para configurar se o usuário possui permissão de aprovar qualquer ordem de compra ou será limitado a um valor utilize o campo “Valor máximo” dentro da configuração de alçada.

  • Valor máximo vazio: Valor ilimitado, aprova qualquer ordem de compra

  • Valor máximo preenchido: Limita a aprovação a ordens de valor total menor do que o valor configurado.

Aprovação

Nas telas de visualização de uma ordem de compra, usuários com permissão de aprovação verão botões para aprovar ou recusar a solicitação, localizados abaixo do cabeçalho.

Após a aprovação, não é mais possível editar detalhes da solicitação e os dados do responsável, incluindo data e hora, são registrados e é possível registrar o motivo da recusa

Para usuários com permissão de aprovação, avançar o status de uma solicitação ou OC resulta em aprovação automática.​

Recusa

Ordens de compra recusadas não poderão seguir para os próximos status no processo de compra.

Após a recusa, os dados do responsável, incluindo data e hora, são registrados e é possível registrar o motivo da recusa

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