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Central de Segurança

Aprenda a controlar e gerenciar os acessos a sua conta Vobi

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Escrito por Gabriela Rodrigues
Atualizado há mais de um mês

Visão Geral

A segurança digital é uma prioridade para a Vobi, e, por isso, desenvolvemos a Central de Segurança: um ambiente dedicado para que cada usuário tenha total controle e transparência sobre a proteção de sua conta. Nessa central, é possível fazer o controle de senhas, configurar camadas adicionais de segurança, além de acompanhar e gerenciar os dispositivos conectados. Todos os recursos estão reunidos em um só lugar, proporcionando mais praticidade e confiança no uso da plataforma.

O que você verá nesse artigo


Central de segurança

A Central de Segurança foi criada para facilitar o gerenciamento das principais configurações de proteção da sua conta. Acesse essa área em “Minhas configurações > Central de Segurança” e por ela você poderá

  1. Alterar Senha de acesso;

  2. Configurar as Camadas de segurança;

  3. Controlar os Dispositivos ativos da conta logada;

  4. Gerenciar os Dispositivos confiáveis.


Alterar senha

Para alterar a senha basta ir até a central de segurança e preencher os campos conforme indicado:

Ao clicar em salvar será solicitado o código de verificação para confirmar a alteração da nova senha. Por padrão esse código é enviado para o seu email, o mesmo de login a plataforma, mas caso prefira você pode configurar para receber por SMS, veja como no tópico a seguir! 👇


Camadas de segurança

 A autenticação de dois fatores é uma das formas mais eficazes de aumentar a segurança das suas contas online. Com ela, mesmo que alguém descubra sua senha, o acesso ainda estará protegido por uma segunda etapa de verificação.

Na Vobi, a autenticação de dois fatores é habilitada por padrão via e-mail, mas você também pode optar por receber o código de verificação por SMS. Para fazer essa configuração, acesse a Central de Segurança através das configurações da sua conta. Em Camadas de Segurança, ative a verificação por SMS cadastrando o número de telefone desejado, conforme o passo a passo a seguir:

  1. Clique em cadastrar

  2. Informe o código enviado ao seu email

  3. Preencha o telefone desejado

  4. Informe o código enviado por SMS.

  5. Confirme!

Com o SMS configurado, sempre que você for fazer login ou realizar alguma ação que exija o código de verificação, basta clicar em "Escolher outra forma verificação".

Em seguida, serão exibidas as opções disponíveis, e você poderá selecionar o envio do código via SMS.

A autenticação de dois fatores também será solicitada para nas seguintes ações dentro da Vobi:

  • Novo login;

  • Alteração de senha ou email de acesso a plataforma;

  • Saque da Vobi pay.

Essa camada extra de proteção dificulta o acesso indevido e reduz significativamente o risco de invasões e fraudes.


Dispositivos ativos

Na opção Dispositivos Ativos, você pode visualizar todos os dispositivos atualmente conectados à sua conta. Essa funcionalidade oferece controle dos acessos em tempo real feitos pelo seu e-mail, reunindo todas as informações em uma única tela para facilitar o monitoramento e a gestão de segurança.

Se identificar algum acesso desconhecido, você poderá encerrar a sessão imediatamente utilizando o botão Desconectar.


Dispositivos confiáveis

Para tornar sua experiência mais prática sem comprometer a segurança, a Vobi permite definir dispositivos como confiáveis. Essa funcionalidade é ideal para acessos recorrentes em dispositivos de uso pessoal, evitando a necessidade de verificar sua identidade a cada login.

Na página de login, é possível marcar o dispositivo como confiável. Ao fazer isso, os próximos acessos realizados por esse dispositivo não exigirão o código de verificação por até 6 meses.

Além disso, também na Central de Segurança, você poderá gerenciar todos os dispositivos confiáveis da sua conta.

Essa configuração é mais uma possibilidade de personalização dos seus dispositivos, agilizando os acessos diários à Vobi e flexibilizando o recebimento dos códigos de validação.


Notificações de acessos e alterações na conta

Ao realizar uma das ações abaixo, você receberá uma notificação por e-mail informando a ação executada na sua conta:

1. Alteração de senha;

2. Novo login em um dispositivo não reconhecido como confiável;

3. Ou adicionar um novo dispositivo como confiável.

💡 Importante: Recomendamos que, caso receba o e-mail e não reconheça o acesso ou alteração realizada, altere a sua senha imediatamente.


Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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