Visão Geral
A segurança digital é uma prioridade para a Vobi, e, por isso, desenvolvemos a Central de Segurança: um ambiente dedicado para que cada usuário tenha total controle e transparência sobre a proteção de sua conta. Nessa central, é possível fazer o controle de senhas, configurar camadas adicionais de segurança, além de acompanhar e gerenciar os dispositivos conectados. Todos os recursos estão reunidos em um só lugar, proporcionando mais praticidade e confiança no uso da plataforma.
O que você verá nesse artigo
Central de segurança
A Central de Segurança foi criada para facilitar o gerenciamento das principais configurações de proteção da sua conta. Acesse essa área em “Minhas configurações > Central de Segurança” e por ela você poderá
Alterar Senha de acesso;
Configurar as Camadas de segurança;
Controlar os Dispositivos ativos da conta logada;
Gerenciar os Dispositivos confiáveis.
Alterar senha
Para alterar a senha basta ir até a central de segurança e preencher os campos conforme indicado:
Ao clicar em salvar será solicitado o código de verificação para confirmar a alteração da nova senha. Por padrão esse código é enviado para o seu email, o mesmo de login a plataforma, mas caso prefira você pode configurar para receber por SMS, veja como no tópico a seguir! 👇
Camadas de segurança
A autenticação de dois fatores é uma das formas mais eficazes de aumentar a segurança das suas contas online. Com ela, mesmo que alguém descubra sua senha, o acesso ainda estará protegido por uma segunda etapa de verificação.
Na Vobi, a autenticação de dois fatores é habilitada por padrão via e-mail, mas você também pode optar por receber o código de verificação por SMS. Para fazer essa configuração, acesse a Central de Segurança através das configurações da sua conta. Em Camadas de Segurança, ative a verificação por SMS cadastrando o número de telefone desejado, conforme o passo a passo a seguir:
Clique em cadastrar
Informe o código enviado ao seu email
Preencha o telefone desejado
Informe o código enviado por SMS.
Confirme!
Com o SMS configurado, sempre que você for fazer login ou realizar alguma ação que exija o código de verificação, basta clicar em "Escolher outra forma verificação".
Em seguida, serão exibidas as opções disponíveis, e você poderá selecionar o envio do código via SMS.
A autenticação de dois fatores também será solicitada para nas seguintes ações dentro da Vobi:
Novo login;
Alteração de senha ou email de acesso a plataforma;
Saque da Vobi pay.
Essa camada extra de proteção dificulta o acesso indevido e reduz significativamente o risco de invasões e fraudes.
Dispositivos ativos
Na opção Dispositivos Ativos, você pode visualizar todos os dispositivos atualmente conectados à sua conta. Essa funcionalidade oferece controle dos acessos em tempo real feitos pelo seu e-mail, reunindo todas as informações em uma única tela para facilitar o monitoramento e a gestão de segurança.
Se identificar algum acesso desconhecido, você poderá encerrar a sessão imediatamente utilizando o botão Desconectar.
Dispositivos confiáveis
Para tornar sua experiência mais prática sem comprometer a segurança, a Vobi permite definir dispositivos como confiáveis. Essa funcionalidade é ideal para acessos recorrentes em dispositivos de uso pessoal, evitando a necessidade de verificar sua identidade a cada login.
Na página de login, é possível marcar o dispositivo como confiável. Ao fazer isso, os próximos acessos realizados por esse dispositivo não exigirão o código de verificação por até 6 meses.
Além disso, também na Central de Segurança, você poderá gerenciar todos os dispositivos confiáveis da sua conta.
Essa configuração é mais uma possibilidade de personalização dos seus dispositivos, agilizando os acessos diários à Vobi e flexibilizando o recebimento dos códigos de validação.
Notificações de acessos e alterações na conta
Ao realizar uma das ações abaixo, você receberá uma notificação por e-mail informando a ação executada na sua conta:
1. Alteração de senha;
2. Novo login em um dispositivo não reconhecido como confiável;
3. Ou adicionar um novo dispositivo como confiável.
💡 Importante: Recomendamos que, caso receba o e-mail e não reconheça o acesso ou alteração realizada, altere a sua senha imediatamente.
Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉