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Como criar e acompanhar receitas
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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Embora possa ser a maior renda de uma empresa, sabemos que ela nem sempre se sobrevive unicamente da venda direta de serviços ou projetos, concorda? Então podemos considerar nesse espaço as outras fontes de receitas que podem existir no fluxo de caixa de um negócio, como rendimentos de aplicações, justamente para que ele se mantenha saudável.

Neste artigo iremos ensinar como você pode criar e acompanhar como um todo, as receitas que podem ser previstas no seu faturamento!

O que você vai ver neste artigo


Como visualizar a aba Receitas

Nessa tela, você terá as informações de todas as parcelas das receitas já lançadas, com gráficos indicando o que foi pago, recebido ou até mesmo segue em aberto. Além disso, poderá contar com o apoio dos filtros específicos para se ter uma visão mais direcionada com o que se busca.

💡 E lembrando também que os pagamentos para o seu negócio que constam como pagas se tornam receitas, por isso também aparecem automaticamente nessa aba.

Observe que nessa aba você poderá:

➡️ Criar novas receitas

➡️ Pesquisar por receitas no campo de busca

➡️ Definir o período de dias em que se deseja buscar parcelas lançadas

➡️ Ver gráficos específicos das parcelas nos filtros de apoio, como: Vencidos, Vence hoje, A vencer, Recebidos e Total do período - conforme indicado na imagem a seguir

➡️ Exportar o lançamento das receitas

Ao final dessa tela, você terá o lançamento de todas as parcelas adicionadas para suas receitas, considerando a Data de vencimento da parcela indicada no topo da tela e que por padrão estará no ano atual recorrente.

💡 Dica da Vobi: Use os filtros disponíveis ao seu favor e clique sobre eles para se ter uma melhor visibilidade do andamento global desses lançamentos!

Você poderá clicar sobre os filtros e ver o gráfico individual sobre cada um deles e de modo geral, eles indicam:

➡️ Vencidos: somatória das parcelas já vencidas conforme o filtro de data de vencimento;

➡️ Vence hoje: somatória das parcelas previstas para vencer na data de hoje;

➡️ A vencer: somatória das parcelas a vencer segundo o filtro de data de vencimento;

➡️ Recebidos: somatória das parcelas já pagas conforme o filtro de data de vencimento;

➡️ Total do período: total previsto para receber segundo o filtro de data de vencimento, ou seja, somando as parcelas "a vencer" e "recebidos".

Como gerar uma receita

Aqui você pode considerar tanto as fontes de renda vindas da sua hora técnica, quanto faturamentos advindos de uma presença digital e até mesmo de investimentos financeiros.

E com relação a sua hora técnica, essa fonte de renda pode ter ligação direta ou não com um cliente/projeto, pois você não necessariamente você precisa realizar uma cobrança direta, sabe?

Para iniciar, clique no botão Nova receita para preencher os dados em seguida.

Dados da receita

Informe o nome da receita, a categoria financeira, data gerada para essa receita e valor. Lembrando que os campos de "Cliente" e "Projeto/oportunidade" são opcionais.

  • Nome da receita

  • Valor da receita

  • Data do lançamento: é a data em que o serviço foi prestado ou a mercadoria foi entregue.

  • Categoria financeira: você pode selecionar uma das categorias que já deixamos configuradas, além disso, você também pode criar a sua própria categoria se desejar.

  • Projeto/oportunidade: aqui você poderá vincular ou não a receita a um projeto já existente na plataforma Vobi;

  • Cliente: aqui você irá vincular um cliente já cadastrado na plataforma ou mesmo registrá-lo diretamente por aqui - veja na imagem abaixo.

  • Mais informações: clique nessa opção para adicionar a Conta e o Centro de Custo, como mostra abaixo:

    • Conta: cadastre contas bancárias para centralizar dados e ter controle dos seus lançamentos no futuro. É uma ótima maneira de rastrear o pagamento de uma despesa ou saber para onde foi uma receita. Clique aqui para saber mais sobre como gerenciar suas contas bancárias na Vobi.

    • Centro de custo: separe a empresa em pequenos setores (vendas, marketing, produção, qualidade, financeiro, etc.), possibilitando rastrear e analisar todas as unidades que geram despesas ou lucro.

    • Forma de pagamento: PIX, boleto, cartão de crédito e etc, podendo inclusive marcar mais de um campo.

Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

Condições de pagamento ou recorrência

Em seguida, basta inserir as condições de recebimento para essa receita - se será à vista ou em parcelada em até 48x, além de selecionar as suas formas de pagamento.

Por padrão, as parcelas possuem um intervalo de 30 dias corridos entre uma e outra, mas você poderá remanejar essas datas se necessário. Além disso, poderá também definir o percentual do valor total inserido que essa parcela se refere.

Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

Caso você queira ver nosso material de apoio sobre Como criar receitas recorrentes, clique aqui.

Anotações

Disponibilizamos aqui somente o campo de Notas internas, para você e quem tem acesso ao menu Administrativo do módulo Financeiro, para poderem registrar informações importantes internas.

Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

Anexos

Por fim, para facilitar ainda mais esse processo, você poderá já vincular anexos nessa receita:

➡️ Documentos;

➡️ Nota fiscal;

➡️ Comprovante de pagamentos;

➡️ Outros.

Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

Terminado de preencher os dados, clique em Salvar e automaticamente essa receita será adicionada no gráfico de A vencer. No final da tela, estará com os outros lançamentos de parcelas com o status "Aguardando".

Caso queira alterar o status para "Pago", basta clicar nos três pontinhos e finalizar o registro de pagamento. Eventualmente você poderá também adicionar recibos e revisitar os detalhes desse lançamento, como indicado abaixo.

Veja que ao clicar em Detalhes da parcela, abrirá uma janela como essa, em que terá o resumo o lançamento dessa receita e a possibilidade também de Marcar como pago essa parcela.

E caso você precise excluir essa receita, clique em Ver receita e em seguida, selecione a opção Excluir no final da tela e confirme a ação, mas lembre-se que essa ação é permanente.

Componentes da página

1. Organize o gráfico por data - escolha o período conforme a data de vencimento ou pagamento das parcelas e data da receita.

2. Utilize filtros para visualização do gráfico - filtre por Categoria, Projeto, Conta e Cliente.


3. Gráfico para análise dos dados - a visualização pode ser alterada para somente analisar parcelas vencidas, vencendo no dia, a vencer, valores recebidos ou pode visualizar o total desse período.

4. Exportar - aqui você pode gerar um relatório em Excel no formato de CSV com os dados analisados no gráfico.

5. Campo de busca de informações, como, por exemplo: título de uma parcela.


6. Adicione uma nova receita.


7. Parcelas - veja as mesmas informações do gráfico no formado de lista e clique sobre as linhas para ver o detalhe das parcelas.


8. Ícone de três pontinhos - use esse ícone para adicionar anexos, alterar o status da parcela ou para ver a receita inteira.

Ah, e você ainda pode cadastrar despesas também!
Quer saber mais? Clique abaixo para ficar por dentro 👇

Dúvidas frequentes

  • Qual a diferença entre uma receita e um pagamento?

    O Pagamento é sempre feito por um cliente e obrigatoriamente vinculado a um projeto ou oportunidade na plataforma Vobi, ou seja, será um registro financeiro de pagamento do seu cliente para a sua empresa ou então um pagamento do seu cliente para terceiros/fornecedor. Já a Receita não necessariamente precisa ter esses vínculos diretos.

    Para entender melhor, vamos aos exemplos 👇

    • Pagamento: Feito por um cliente e ligado a um projeto ou oportunidade na Vobi, como quando um cliente paga por um serviço contratado, como a taxa de administração de obra.

    • Receita: Entrada de dinheiro no caixa não diretamente relacionada a projetos específicos, como investimentos ou rendimento de aplicações financeiras.

    ❗ Atenção: É importante destacar que um pagamento feito pelo cliente para o seu negócio se torna automaticamente uma receita para a sua empresa.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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