Visão Geral
Sabemos que gerenciar as finanças de um projeto ou obra pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando se lida com volume alto de informações e pessoas diferentes envolvidas. A boa notícia é que com a gerenciamento de pagamentos da Vobi esse problema agora é coisa do passado! 🙂
Não só ajudamos a manter os pagamentos para o seu negócio ou outros fornecedores em dia, mas também oferecemos várias formas de compartilhar esses lançamentos com ele a hora que quiser, otimizando o acompanhamento de todas as entradas do seu projeto ou obra.
O que você verá nesse artigo
Onde ficam os Pagamentos do cliente
Você pode encontrá-los de duas formas:
1- Dentro do projeto ou obra, para ver somente os pagamentos referentes à ele.
2- No menu Financeiro, onde você verá todos os pagamentos juntos e poderá filtrar o que deseja ver.
Em ambas as páginas você tem duas formas de visualização, por Pagamento ou por Parcelas:
Por pagamento: Nessa forma de visualização, os pagamentos são organizados por lançamento. Quando um pagamento é para a empresa, ele aparecerá com a coluna Fornecedor em azul para rápida identificação.
Por parcelas: Nessa forma de visualização, os pagamentos são organizados por parcelas, com a opção de visualização de parcelas vencidas, vence hoje, a vencer, recebidas e o total no período.
Formas de gerar um pagamento
Aqui você registra lançamento e faz a gestão de pagamentos realizados pelo seu cliente para sua empresa ou outros fornecedores. Além disso, para facilitar o acompanhamento do lado do seu cliente, você poderá compartilhar os pagamentos com ele. São divididos em dois tipos:
Para o meu negócio: podemos considerar pagamentos para o negócio desde o tipo de serviço prestado até gastos adicionais, como:
➡️ Consultorias;
➡️ Desenvolvimento de projetos;
➡️ Visita em lojas;
➡️ Acompanhamento e coordenação de obras;
➡️ Gastos adicionais com deslocamentos até a obra;
➡️ Honorários;
➡️ RRT (Registro de Responsabilidade Técnica);
➡️ Materiais de projeto;
➡️ Entre outros.
Veja aqui como gerar e acompanhar um pagamento para o seu negócio.
Para um fornecedor: podemos considerar pagamentos para terceiros para itens de serviço ou produtos, tais como:
➡️ Marcenaria;
➡️ Pintura;
➡️ Mobiliário;
➡️ Eletrodomésticos;
➡️ Mão de obra;
➡️ Entre outros.
Veja aqui como gerar e acompanhar um pagamento para um fornecedor.
💡 Dica da Vobi: você irá utilizar esse recurso de pagamentos para fornecedores quando realiza a gestão dos pagamentos que seu cliente realiza durante uma obra ou projeto.
Como editar, excluir, marcar como pago e cancelado
Editar: basta clicar nos três pontinhos que aparecem ao lado do lançamento e selecionar a opção Editar pagamento. Em seguida, faça a alteração que deseja. Logo após, você encontrará no final da tela a opção de apenas Salvar ou Salvar e fechar.
Marcar como pago: basta clicar no lançamento, depois ir nos três pontinhos ao lado da parcela e selecionar a opção Marcar como pago. Ao fazer isso, atualize a conta, forma e data de pagamento e clique em Confirmar.
❗Ao marcar como pago cada uma das parcelas que deseja, você poderá diferenciar em quais contas esse valor foi recebido ou descontado, independente da conta que foi vinculada no campo de Conta em Mais informações no momento de criação desse pagamento. Também poderá inserir juros, multa e descontos, caso seja necessário.
💡Dica da Vobi: Sabia que através da Vobi Pay você não precisa se preocupar em cobrar o seu cliente e nem conciliar manualmente na plataforma após receber um pagamento? Clique aqui e fique por dentro de como você pode colocar o seu financeiro em piloto automático!
Marcar como cancelado: basta clicar nos três pontinhos que aparecem ao lado do lançamento e selecionar a opção Marcar como cancelado. Lembre-se, no entanto, que essa ação é permanente.
Excluir: basta clicar nos três pontinhos que aparecem ao lado do lançamento e selecionar a opção Ver detalhes. Em seguida, vá até o final da página e clique em Excluir. Lembre-se, no entanto, que essa ação é permanente.
Como compartilhar um pagamento com o cliente
Oferecemos algumas formas de compartilhar um pagamento com os clientes, são elas:
Automaticamente via e-mail, WhatsApp ou SMS: ao criar um pagamento via Vobi Pay para o seu negócio, seu cliente receberá lembretes automáticos de vencimento das cobranças! Clique aqui para ver mais sobre como funcionam os lembretes automáticos da Vobi Pay.
Para ver os lembretes enviados, basta clicar nos 3 pontinhos > Ver detalhes > Notificações.Manualmente via e-mail, WhatsApp ou link compartilhável: após ter criado o pagamento, você terá imediatamente a opção de compartilhar o lançamento, porém você pode fazer isso a qualquer momento que achar pertinente. Para isso, basta ir até os três pontinhos ao lado do lançamento e selecionar a opção Compartilhar pagamento.
Via Portal do Cliente: caso ao criar o pagamento você deixe marcada a opção Habilitar pagamentos no Portal do Cliente, o cliente poderá ver todos os pagamentos vinculados ao projeto ou obra ao acessar a plataforma.
Também é possível alterar essa configuração a qualquer momento na configuração de compartilhamento do projeto, conforme demonstrado abaixo:
Automaticamente via e-mail: compartilhando o projeto ou obra com o cliente, após ele realizar o primeiro acesso, caso tenha algum pagamento configurado ele poderá receber um lembrete automático da plataforma na segunda-feira avisando dos pagamentos vencidos e à vencer naquela semana.
Para isso, a opção Notificar cliente das ações feitas neste projeto deve estar habilitada no compartilhamento do projeto.
Como exportar pagamentos
Basta clicar em Ações no canto superior direito da tela e escolher entre as opções: PDF, Excel ou CSV.
Filtro por datas
Você terá três tipos de visualização por data, cada uma com sua importância dependendo do contexto de análise. São elas:
Data de competência: é a data em que o serviço foi prestado ou a mercadoria foi entregue. Ela é usada para registro contábil das transações, independentemente da data de pagamento ou vencimento. Essa data é importante para fins de planejamento tributário, pois as despesas e receitas devem ser registradas de acordo com a data de competência para fins fiscais.
Data de vencimento: é a data limite para o pagamento, determinada previamente no contrato ou na fatura. É importante acompanhar essa data para evitar atrasos e multas por pagamentos em atraso.
Data de pagamento: é a data em que o pagamento foi feito, ou seja, quando o dinheiro foi transferido de uma conta para outra. Essa data é importante para acompanhar o fluxo de caixa e verificar se os pagamentos estão sendo feitos dentro do prazo.
Data de liquidação: trata-se da data em que o pagamento é confirmado e os fundos são transferidos para a sua empresa. Essa data varia conforme o método de pagamento, como transferências bancárias, boletos, entre outros. Ela mostra quando o dinheiro está disponível para ser usado ou contabilizado nas operações financeiras da sua empresa, auxiliando no controle do fluxo de caixa.
Filtro por forma de pagamento
Filtre os pagamentos dos seus clientes por formas de pagamento, como: