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Como gerar e acompanhar um pagamento para um fornecedor
Como gerar e acompanhar um pagamento para um fornecedor
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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Para manter um fluxo de caixa saudável, é fundamental manter os pagamentos relacionados a um projeto ou obra sempre atualizados e em ordem. Neste artigo, entenda como gerar esses pagamentos para um fornecedor de forma eficiente, através da ferramenta de Gestão de Pagamentos da Vobi! 😉

O que você verá nesse artigo


Como gerar um pagamento para um fornecedor

Para criar um pagamento para um fornecedor, você pode seguir dois caminhos: se o item referente foi adicionado previamente no seu orçamento, você pode selecionar ele e os demais que também queira incluir nesse pagamento e clicar no botão de Novo pagamento que aparecerá abaixo, criando esse pagamento direto da aba de Orçamento.

❗ Se os itens selecionados forem do mesmo fornecedor, o campo de Fornecedor já vai ser preenchido automaticamente.

Se for algum item que não faz parte do orçamento estruturado, ou até mesmo se você preferir criar todos os pagamentos nessa aba ao invés de dentro do orçamento, você pode acessar a aba Pagamentos desse projeto, clicar no botão Criar pagamento e depois selecionar a opção Fornecedor no campo Pagamento para.

Em seguida, você irá preencher as informações sobre ela na seguinte ordem:

  • Dados do pagamento: insira aqui informações gerais, tais como:

    • Nome do pagamento: especificação do nome do item (produto ou serviço) atrelado a esse projeto ou obra;

    • Fornecedor: especificação de quem irá prestar o serviço ou fornecer o produto;

    • Projeto/Oportunidade: já virá preenchido automaticamente;

  • Pagamento para: colocar o pagamento para fornecedor.

  • Cliente: aqui você irá vincular um cliente já cadastrado na plataforma ou mesmo registrá-lo diretamente por aqui - veja na imagem abaixo:

  • Data do lançamento: é a data em que o serviço foi prestado ou a mercadoria foi entregue.

  • Mais informações: clique nessa opção para adicionar:

    • Forma de pagamento aceitável: PIX, boleto, cartão de crédito e etc, podendo inclusive marcar mais de um campo.

  • Produto/Serviço: adicione aqui quantos itens quiser, referentes a pagamentos que podem ter vínculo com o seu orçamento ou não. Observe que no final você terá o subtotal desses itens, considerando os descontos, impostos e até mesmo frete se for do seu interesse complementar.

  • Parcelamento: configure aqui as condições de pagamentos (à vista ou em até 48x). Por padrão, as parcelas possuem um intervalo de 30 dias entre uma e outra, com a data do primeiro vencimento sendo igual a data de lançamento. No entanto, você poderá alterar essas datas se necessário, bem como os percentuais e descrições.

    Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

  • Anotações: pensando em otimizar o entendimento interno e externo desses pagamentos, disponibilizamos os seguintes campos: Informações de pagamento, Observações e Notas internas. Somente o campo Notas internas é restrito ao seu negócio, ou seja, não ficará visível para o seu cliente.


    Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

  • Anexos: por fim, a fim de centralizar todas as informações, você poderá vincular anexos a esse pagamento, tais como:

    ➡️ Propostas comerciais;

    ➡️ Contratos;

    ➡️ Orçamentos;

    ➡️ Nota fiscal;

    ➡️Comprovante de pagamento;

    ➡️ Pagamentos;

    ➡️ Boletos;

    ➡️ Reembolso e outros.

    Veja o exemplo abaixo como poderia ficar:

Ao terminar de preencher todas as informações solicitadas, clique em Revisar e Criar e finalize com o botão Criar pagamento.

Como vincular um item ao orçamento

Para vincular um item ao orçamento, basta clicar em + Adicionar item e selecionar a opção Buscar de orçamento. Após isso, basta selecionar quais itens você deseja puxar para esse pagamento, podendo inclusive utilizar os filtros para personalizar a visualização por grupo, classe, categoria, fornecedor, status ou tipo, além de poder utilizar o botão de Itens aprovados para visualizar apenas o que foi aprovado pelo seu cliente.

Se o pagamento estiver atrelado a um item do orçamento, ele ficará com o ícone da pasta azul, se não, ele ficará cinza.

Atenção: em caso de vínculo com uma Composição, o item atrelado sempre será o final e nunca a composição inteira.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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