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Como fazer cotações no orçamento
Como fazer cotações no orçamento
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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de um ano

Visão Geral

Muitas vezes o seu cliente deseja ter fácil acesso à cotação enviada pelo fornecedor de um produto ou serviço. E até mesmo você que gerencia um negócio pode ter a necessidade de revisitar alguma informação contida em uma cotação enviada por um fornecedor.

Para facilitar o consumo dessas informações no projeto, possibilitamos que você adicione as cotações diretamente nos itens/serviços adicionados no orçamento.

O que você verá nesse artigo:


Como fazer cotações no orçamento

Como a aba de orçamento está sempre vinculada a um projeto na plataforma, você precisará criar um projeto antes de conseguir trabalhar com ele. E caso ainda não tenha chegado nessa etapa, não se preocupe! Clique aqui para aprender como criar um projeto na Vobi. 😊

Basicamente, temos duas formas para registrar cotações na plataforma Vobi. Veja a seguir o passo a passo de cada uma delas.

1. Anexando cotações no item

Uma vez na aba de Orçamento e ele já estando completo, você pode anexar as cotações dos fornecedores para facilitar a visualização do seu cliente.

  1. Clique sobre o item para acessar a tela de Detalhes dele;

  2. Em seguida, clique em Anexos e fique livre para adicionar as cotações que recebeu dentro de cada um dos itens e finalizar com Confirmar.

Além disso, você pode inserir uma observação para transmitir mais contexto para o seu cliente caso seja necessário e definir o tipo de anexo inserido - notal fiscal, comprovante, pagamentos, boleto, reembolso e outros.

Você pode anexar as extensões PDF, .XLS, .CSV, .DOC, .TXT, JPEG, PNG.

2. Adicionando itens diferentes para cada fornecedor

Uma segunda forma de usar o orçamento para centralizar suas cotações é adicionando os itens com os diferentes fornecedores e seus respectivos custos. Isso será possível pois quando temos um item que é vinculado à biblioteca no orçamento, ele terá as informações do item que serão fixas como nome, código, unidade e etc, e você poderá colocar a variação de informações do orçamento, com os dados e custos de cada fornecedor que foi cotado.

Você pode saber mais sobre como utilizar itens vinculados, clicando aqui.

Assim, quando o cliente visualizar o orçamento, ele poderá Aprovar o item de qual fornecedor que deseja e os demais deverão ser reprovados, e assim, após a reprovação os valores serão abatidos do Total.

❗Importante: é válido ressaltar e deixar claro com o seu cliente que o Total que aparece acima do orçamento inclui itens Aprovados e Para aprovar, portanto, antes de aprovar uma das cotações, o valor do Total terá impacto de todas as cotações adicionadas no orçamento.

Veja abaixo como deverá ser esse processo 👇

💡Dica da Vobi: utilize dos níveis e subníveis do orçamento para organizar suas cotações!

Casos de uso para anexos no orçamento

Anexar informações em um item/serviço do orçamento é uma ação com um excelente potencial de garantir uma melhor experiência para seu cliente e também para sua atividade.!

No final das contas, anexar arquivos no orçamento garantirá mais transparência para as informações compartilhadas com o cliente e rapidez no consumo dos arquivos.

Alguns casos que o anexo de arquivos funciona bem no orçamento:


➡️ Cliente quer ter acesso constante às cotações originais enviadas pelos fornecedores. Nesse caso você irá anexar o PDF/Excel enviado no item/serviço no orçamento;


➡️ Você quer anexar imagens para trazer um melhor visual para o seu cliente sobre o produto que poderá comprar;

➡️ Você quer já especificar no item as pranchas e imagens 3D pertencentes a ele;


➡️ Você quer anexar algum comprovante de pagamento no próprio serviço/item que está no orçamento.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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