Visão Geral
A gestão financeira eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, especialmente na construção civil, onde o controle de receitas e despesas pode ser complexo.
Na plataforma Vobi, o plano de categorias financeiras é uma ferramenta importante para organizar e monitorar as finanças da sua empresa.
Neste artigo, vamos explorar como gerenciar as categorias financeiras na Vobi.
O que você vai ver neste artigo
Introdução ao Plano de Categorias Financeiras
O plano de categorias representa a lista de categorias financeiras que podem ser selecionadas ao criar um lançamento financeiro e também o relacionamento com os grupos do DRE.
Você poderá acessar a configuração de categorias financeiras através do menu Cadastros ➝ Financeiro ➝ Categorias.
Por padrão, você encontrará todas as categorias financeiras da Vobi, que podem ser editadas caso necessário.
Na tela de gestão de categorias você poderá:
Cadastrar novas categorias: Para cadastrar basta clicar no botão "Criar novo". Ao criar você deverá selecionar se a categoria será uma subcategoria e a qual grupo do DRE ela está relacionada.
❗Para criar uma Categoria Mãe, basta preencher o campo "nome da categoria" e deixar o campo "categoria mãe" vazio.
2. Editar as categorias existentes: Para editar basta clicar no ícone de lápis em azul.
3. Relacionar cada categoria com seu respectivo grupo do DRE: Defina como será montado o DRE a partir do relacionamento de categorias do financeiro.
4. Excluir categorias: Caso você já possua um plano de categorias customizado, você poderá apagar as categorias mãe e todas suas categoria filhas serão excluídas.
❗Importante: Para excluir uma categoria você deverá migrar os seus lançamentos para outra categoria.
Benefícios de utilizar corretamente o plano de categorias
Organização e Controle
Uma das principais vantagens de utilizar o plano de categorias financeiras da Vobi é a organização. Com uma estrutura clara e bem definida, é possível monitorar todas as transações financeiras de forma detalhada, facilitando a análise e o controle das finanças da empresa.
Precisão nos Relatórios
A categorização adequada das receitas e despesas permite a elaboração de relatórios financeiros precisos, principalmente no Fluxo de caixa e no DRE. Isso é fundamental para a tomada de decisões estratégicas, fornecendo uma visão clara do desempenho financeiro da empresa.
O relatório Fluxo de caixa, por exemplo, apresenta o resumo de lançamentos para todas as categorias cadastradas que possuam algum valor movimentado no período.
Dúvidas frequentes
Como exportar as categorias financeiras?
Basta acessar o botões de ações e clicar em exportar da maneira que preferir, em Excel ou CSV.
Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉