Visão Geral
Nada mais de utilizar o bloco de notas no celular/computador e ter problemas de comunicação com seus sócios/funcionários sobre quais são os próximos passos e quem são os responsáveis por cada tarefa. Agora vamos para outro nível! 🚀
Com a gestão de tarefas, você poderá:
✅ Conferir e vincular responsáveis
✅ Adicionar níveis de prioridade por tarefa
✅ Definir uma data de início/fim da tarefa
✅ Fazer checklist de subtarefas
✅ Contabilizar horas trabalhadas por tarefa
O que você verá nesse artigo
Como funciona a gestão de tarefas
De maneira geral, você poderá criar tarefas por dois locais diferentes dentro da Vobi: pelo menu de Produtividade (gestão de tarefas) e na aba de Tarefas que você possui dentro dos projetos que estão sendo construídos.
Você poderá criar tarefas clicando no botão + no canto direito inferior da tela que existe nesses dois ambientes.
Visualização das tarefas em lista e calendário.
Veja todas as tarefas ou aplique uma data, para essa semana ou em algum período específico. Filtros servem para facilitar a sua busca por alguma tarefa específica da empresa.
Visualização de tarefas concluídas, tarefas pendentes, tarefas atrasadas ou todas as tarefas.
Campo de pesquisa para buscar tarefas a partir de nome.
O botão de Ações permite exportação da lista de tarefas em PDF ou Excel, e importações
Botão de criação de novas tarefas.
❗Se você ainda não sabe criar uma tarefa na Vobi, recomendamos que veja esse material que aborda com detalhes essa atividade.
Como alterar tarefas em massa
Sua empresa provavelmente criará várias tarefas diárias na Vobi, e para garantir agilidade, oferecemos a opção de fazer alterações em massa nas tarefas.
Para realizar alterações em massa, você deve:
Ir até a ferramenta de Gestão de tarefas, que fica dentro do menu Produtividade.
Selecione as tarefas que você deseja realizar a alteração em massa.
Usando o menu flutuante que aparece abaixo da tela, indique quais alterações você deseja fazer.
Pronto! As tarefas serão alteradas automaticamente.
Trabalhando com checklists de tarefas
Outra possibilidade interessante que você terá dentro da gestão de tarefas é a de realizar checklists dentro de tarefas. Essa ação servirá para tarefas que naturalmente possuem outras tarefas dentro delas. Por exemplo:
Tarefa: realizar reunião de briefing
Checklist (subtarefas):
Agendar reunião com cliente
Preparar apresentação
Enviar link da reunião para cliente
Coletar feedback no final da reunião
Para utilizar a mecânica de checklist, você precisará ter criado uma tarefa na plataforma. Depois disso é só clicar na tarefa desejada e ir para a parte de baixo da edição
Alterando o status de tarefas
Lembre que é importante apertar no botão de concluir tarefa sempre que ela for finalizada. Isso garante mais "limpeza" na sua página de tarefas e também passará mais tranquilidade para que os outros colaboradores entendam o que já foi feito e o que ainda falta para ser feito.
Assim que concluir uma tarefa, clique no símbolo ✅ que está ao lado da tarefa. Se quiser concluir múltiplas tarefas de uma vez só, use a recomendação repassada acima.
Como filtrar tarefas
Você pode utilizar a ferramenta de filtro para visualizar tarefas direcionadas a obras e projetos específicos, além de responsáveis determinados e níveis de prioridade. Em uma empresa com inúmeras tarefas, o filtro servirá para "clarear" a visão de quem está utilizando a ferramenta de tarefas e ter fácil acesso ao que cada um estará fazendo para cada projeto.
Para ativar o filtro, clique no ícone que fica no canto direito superior da tela e selecione o filtro desejado.
Além do filtro, você poderá personalizar a sua visualização de tarefas com o ícone ao lado do campo de busca, no canto superior direito. Por padrão da plataforma, ao acessar as tarefas você visualizará as todas as tarefas, mas pode mudar para visualizar apenas de tarefas pendentes, tarefas atrasadas ou tarefas concluídas.
❗Para visualizar tarefas canceladas, você poderá filtrar pelo status de cancelado ou utilizar a visualização de Todas as tarefas.
Como controlar e receber notificações de tarefas que não sou responsável
Para complementar ainda mais a sua experiência com tarefas, implementamos o que chamamos de "mecânica de observação". Com ela, você pode vincular outros usuários da sua empresa para ficarem por dentro das alterações que ocorrerem em uma tarefa - sem que eles sejam responsáveis pela mesma.
Para adicionar observadores na tarefa, basta clicar na tarefa desejada e ir até o ícone de olho "👁🗨" que está no canto superior esquerdo da tela. Ali você poderá sinalizar quais colaboradores da equipe você deseja que observem as atualizações da tarefa, assim, ele também receberá as notificações dessa tarefa!
💡Dicas da Vobi:
Use a mecânica de observadores para garantir uma equipe mais alinhada sobre o que deve ser feito e o andamento das tarefas de cada projeto.
Vincule o seu usuário como observador de tarefas repassadas para colaboradores que estão sendo treinados ou até mesmo estagiários para garantir um controle de qualidade na empresa.