Visão Geral
Ter o controle das horas que você e cada colaborador gastam por tarefa é uma informação muito importante para garantir uma precificação correta para os seus serviços e também para gerenciar a equipe da melhor forma.
Com o recurso de de Gestão de horas, você poderá facilmente:
✅ Registrar em cada tarefa diferentes períodos trabalhados por cada colaborador e em diferentes dias, garantindo a precisão no cálculo das horas dedicadas em cada projeto.
✅ Comparar as horas trabalhadas com as estimadas em um projeto, obtendo insights valiosos sobre a eficiência do seu time e ajustando os recursos conforme necessário.
✅ Ter uma visão panorâmica das horas trabalhadas e estimadas em seu negócio como um todo, permitindo uma análise estratégica e embasada para a tomada de decisões.
✅ Acompanhar as horas trabalhadas totais de cada membro do time, identificando o desempenho individual e incentivando a produtividade e o engajamento.
Com a gestão de horas da Vobi, você terá o controle absoluto sobre o tempo investido em cada tarefa e projeto através da análise dos gráficos gerados, resultando em uma precificação correta, uma equipe mais produtiva e empreendimentos de sucesso! 🚀
O que você verá nesse artigo
Passo a passo para registrar as horas realizadas dentro de um projeto:
Para registrar a hora realizada, você tem três opções:
A primeira, é clicar no campo de Horas realizadas da tarefa referente e uma aba vai ser aberta abaixo do campo. Selecione o membro da equipe, a data que aquela hora foi trabalhada e preencha a quantidade de tempo trabalhado/realizado.
A segunda opção, é clicando no Ícone de + no canto direito inferior da tela e selecionar a opção de Registrar hora realizada. Logo após, você seleciona qual tarefa que deseja fazer o registro de horas e adiciona data referente e tempo gasto.
Utilizar a extensão do cronometro Vobi. Aprenda como por aqui!
Feito isso, clique no botão Registrar para salvar a hora realizada na tarefa. A medida que você e sua equipe adicionarem as horas trabalhadas, o valor total de horas realizadas vai ser alterado! 🙂
❗ Atenção: você pode preencher a quantidade de tempo realizado com dois formatos:
Em minutos, apenas digitando no campo o número, como por exemplo "60".
Em horas, digitando no campo, por exemplo, "01:00". Sempre se atente aos dois pontos entre os números para registrar no formato de horas.
Passo a passo para registrar as horas realizadas dentro do menu de Produtividade:
Para registrar as horas realizadas através do módulo de Produtividade, é basicamente o mesmo passo a passo.
O que diferencia é que no menu de Produtividade você poderá registrar as horas realizadas em tarefas vinculadas a algum projeto e também em tarefas internas da sua empresa! Para realizar o registro, você seguirá o mesmo passo a passo anterior e no caso de ser referente à uma tarefa interna do seu negócio, e no caso desse registro ser realizado através do ícone de +, é só deixar o campo Selecione o projeto vazio.
Como realizar a Gestão de Horas na Vobi
Através de um Projeto
Após registrar as horas realizadas por você e pela sua equipe, você já consegue analisá-las pelo menu Gestão de Horas dentro do Projeto ou em Produtividade.
Para fazer através de um Projeto, basta acessar a aba de Tarefas e depois a sub aba de Gestão de Horas. Ao acessar a página, você terá o gráfico de horas realizadas e os quadro com os seguintes registros:
Horas estimadas: por padrão, a plataforma preenche com a soma das horas que você e sua equipe estimaram para cada tarefa. Apesar disso, você pode alterar esse dado clicando no ícone de lápis ao lado de Horas estimadas, tirar a seleção de Duração estimada do projeto vinculada às estimativas das tarefas e preencher com a estimativa que desejar.
Horas realizadas: soma das horas trabalhadas por você e sua equipe em cada tarefa do projeto referente.
Horas restantes: subtração das horas estimadas pelas horas realizadas, resultando nas horas restantes de trabalho que ainda precisam ser realizadas.
Percentual realizado: porcentagem de horas realizadas em relação à estimativa de horas total.
Caso seja importante para você fazer o acompanhamento e comparação entre horas previstas e realizadas por você e sua equipe, além de analisar se os seus honorários estão correspondendo com o esperado, a melhor orientação é que você preencha os dois campos: estimado e realizado.
Para preencher o campo de Horas estimadas, você pode seguir duas opções:
Preencher o tempo estimado de cada tarefa e logo após visualizar a soma total no quadro de Horas estimadas do projeto;
A segunda opção, é para quem desejar fazer uma estimativa global de horas por projeto, sem a necessidade de estimar para cada tarefa. Basta configurar os valores no quadro de horas estimadas, apenas clicando no ícone de lápis ao lado, desvinculando com a soma das tarefas e preenchendo com o tempo total que desejar.
Caso você queira apenas ter um acompanhamento de tempo gasto por você e pela sua equipe no projeto, sem a necessidade de horas previstas, você pode apenas preencher o campo de horas realizadas e ter uma análise focada apenas no tempo gasto.
💡 Dica da Vobi: Você pode personalizar a visualização do gráfico selecionando o período que deseja acompanhar, o modo de visualização (Etapa, Responsável, Dia, Semana ou Mês) e os Filtros. Por exemplo:
👉 Se você deseja analisar quanto um membro da sua equipe trabalhou em cada etapa do projeto, basta selecionar visualização por etapas e filtrar pelo nome do responsável;
👉 Agora, caso você deseja visualizar o quanto aquele membro trabalhou, em uma semana específica, em cada etapa do projeto, selecione visualização por etapas, filtre pelo nome do responsável e no período selecione a semana referente.
Através do menu de Produtividade
Para fazer a Gestão de Horas através do menu de Produtividade, basta clicar no módulo de Produtividade e depois em Gestão de Horas e basicamente seguir o mesmo passo a passo, com apenas uma pequena diferença:
➡ As tarefas que estão localizadas no módulo de Produtividade, são referentes a todos os projetos registradas na plataforma e também as tarefas que não tem vínculo com nenhum projeto.
💡 Dica da Vobi: Você também pode personalizar a sua visualização através do menu de Produtividade, com seleção de período desejado e filtro. Por exemplo:
👉 Se você deseja acompanhar o tempo de trabalho de um membro da equipe de uma forma geral, englobando todas os projetos e tarefas internas da empresa, basta utilizar o filtro por responsável e selecionar o período que deseja acompanhar (dia, semana, mês).
Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉