Visão Geral
As notificações possuem um papel importante nas interações da sua empresa com a plataforma e também nas ações que envolvem os clientes finais. No geral, elas servem para tornar as interações mais dinâmicas e instantâneas, além de deixar as empresas mais cientes das alterações que ocorrem em um projeto.
Estamos constantemente adicionando novas possibilidades de notificação na plataforma - não se esqueça que suas sugestões são sempre bem-vindas no Portal de Ideias. Para acessá-lo, basta clicar no modal que aparece na parte de baixo do seu Dashboard na plataforma.
O que você verá nesse artigo
Quais são as notificações existentes na Vobi
Na Vobi, você pode gerenciar notificações de tarefas realizadas na plataforma, pagamentos de clientes, interações que ocorrem nos arquivos dentro do projeto e também de propostas comerciais enviadas por e-mail. Grande parte das notificações ocorre pelo ícone 🔔 que aparece no canto direito superior da tela. A seguir, exploraremos um pouco mais das notificações.
❗Importante: as notificações ainda não são enviadas por WhatsApp.
Notificações na gestão de tarefas
Quando falamos de gestão de tarefas, você e sua equipe podem esperar receber notificações através do sininho no canto superior da tela quando ocorrerem as seguintes situações:
Você é adicionado como responsável por uma tarefa.
A tarefa que você é responsável sofre alguma alteração (status, responsável).
Quando o status de uma tarefa em que está como observador é alterado. (saiba mais aqui).
Notificações na aba Arquivos
Visando facilitar o loop de interações que o cliente tem com o projeto na Vobi, foram adicionadas notificações para toda vez que:
Cliente/empresa adiciona um novo arquivo no projeto.
Cliente/empresa adiciona um comentário dentro de arquivo no projeto.
Essas notificações facilitam as conversas dos clientes com as empresas dentro da plataforma.
💡Dica da Vobi: solicite aprovações/feedbacks do cliente por comentário dentro de arquivos para agilizar e registrar solicitações.
Essas notificações ainda não estão ativas por WhatsApp e e-mail. Somente plataforma Vobi.
Notificações sobre pagamentos do projeto
Como você provavelmente já deve saber, a Vobi pode ser utilizada para gerenciar os pagamentos que o cliente deverá fazer para a sua empresa (e para outros fornecedores também). Caso você não saiba fazer isso e tem interesse, clique aqui.
Essas notificações servem para que você e seu cliente estejam cientes de todos os pagamentos que vencerão durante a semana pelo relatório semanal ou se preferir pode ativar a notificação diária. (Aprenda como configurar as notificação por AQUI).
Por isso, o seu cliente receberá um relatório de pagamentos que devem ser realizados na semana (toda segunda-feira pela manhã) ou diariamente diretamente por e-mail. Você também pode receber o relatório semanal e o diário - com a única diferença que você ficará por dentro de todas as parcelas que deverão ser pagas naquela semana em todos os projetos da sua empresa.
Essas notificações ainda não estão ativas por WhatsApp ou plataforma Vobi. Somente por e-mail.
Notificações na aba de Compras
O módulo de Gestão de Compras da Vobi é uma ferramenta poderosa para gerenciar a aquisição e administração de materiais e serviços em uma obra. Manter-se informado sobre o andamento desse processo é crucial. Por isso, cada funcionalidade deste módulo possui suas próprias notificações, tanto na plataforma quanto no aplicativo.
Sempre que uma Solicitação de Compra for criada, editada ou tiver seu status alterado, você e sua equipe receberão uma notificação no sininho. Isso garante que você esteja sempre atualizado sobre as solicitações em andamento.
O mesmo sistema de notificações se aplica às Ordens de Compra e às Cotações. Sempre que houver alguma alteração ou atualização, você e sua equipe serão notificados imediatamente.
Um detalhe importante sobre as Cotações é que você também será notificado sempre que um Pedido de Cotação enviado a um fornecedor for alterado ou aprovado por um membro da equipe ou cliente. Isso assegura que você tenha total visibilidade e controle sobre as interações com os fornecedores.
Essas notificações ainda não estão ativas por WhatsApp e e-mail. Somente plataforma Vobi.
Quais notificações o cliente final recebe
O portal do cliente foi desenvolvido para garantir uma comunicação eficiente e transparente entre sua equipe e o cliente final. Para manter os clientes informados, o sistema envia notificações em dois formatos: pelo ícone de sininho no portal e por e-mail, dependendo do tipo de atividade realizada. Abaixo, explicamos cada situação:
🔔 Notificações no Sininho (Portal do Cliente)
O cliente será notificado dentro da plataforma nas seguintes situações:
Anotações
Quando uma nova anotação é compartilhada com ele.
Quando alguém da equipe comenta em uma anotação compartilhada.
Pastas e Arquivos
Quando uma pasta ou arquivo é compartilhado.
Quando um novo arquivo é adicionado a uma pasta já compartilhada.
Quando alguém da equipe comenta em um arquivo já compartilhado.
Orçamentos
Quando alguém da equipe comenta em um item do orçamento, ele também será notificado.
Diário de Obras
Com o objetivo de deixar o acompanhamento da obra mais simples e transparente para o seu cliente, ao criar um novo relatório no Diário de Obras, ele receberá uma notificação no portal do cliente, através do sininho. 🔔
❗ Atenção: O cliente só receberá notificações dos módulos que forem compartilhados com ele. Certifique-se de configurar corretamente o compartilhamento. Clique aqui para saber como fazer isso.
📧 Notificações para o cliente por E-mail
Alguns eventos importantes também podem ser enviadas notificações por e-mail, garantindo que o cliente seja informado mesmo fora da plataforma:
Propostas
Você pode enviar propostas comerciais diretamente pela Vobi. Ao enviar a proposta comercial diretamente pela Vobi, o seu cliente recebe esse documento através do e-mail que você vinculou a ele no cadastro. O pré-requisito para conseguir enviar propostas para clientes é que ele precisa ser vinculado na sua respectivo projeto/oportunidade.
💡Dica da Vobi: adicione a logo da sua empresa na plataforma para que sua proposta chegue personalizada no e-mail do cliente.
Uma vez que ele receber a proposta e responder, essa réplica do cliente cairá na sua caixa de entrada do e-mail que você utilizou para acessar a plataforma.
Cotações
Embora, a criação de uma cotação não gere notificação no portal, ela pode ser enviada ao cliente por e-mail ou compartilhado o link manualmente.
Pagamentos
Da mesma forma, a criação de um pagamento não gera notificação automática no portal, mas o link de pagamento pode ser compartilhado por e-mail ou manualmente se preferir.
Além disso, é possível ativar lembretes automáticos de pagamento, que podem ser enviados diariamente ou semanalmente para o email do cliente. Veja aqui como configurar esses lembretes!