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Diário de Obra

Crie seu relatório de obras pelo Diário de Obra da Vobi

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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de um mês

Visão Geral

Conheça a funcionalidade Diário de obra da Vobi! 📝

Também conhecido como Relatório Diário de Obra (RDO), Registro de Obra ou Livro de Obra, o Diário de Obra possibilita o registro de progressão da construção ou reforma e qualquer evento relacionado à obra.

Assim fica fácil de visualizar em qual momento a obra se encontra, quais atividades foram realizadas, rastrear possíveis atrasos e tomar decisões mais assertivas para as próximas etapas.

Você pode utilizar para adicionar:

✅ Condições climáticas;

✅ Descrição detalhada sobre a obra;

✅ Horário da visita;

✅ Responsável técnico;

✅ Atividades planejadas;

✅ Tarefas realizadas;

✅ Ocorrências;

✅ Pendências;

✅ Registros fotográficos.

O que você verá nesse artigo

⚠️ Essa funcionalidade só está disponível para os planos que possuem acesso ao módulo Diário de Obra.


Como acessar o Diário de obra da Vobi

Você poderá acessar o Diário de obra da Vobi por dois caminhos:

  1. Através da aba de Obra, dentro do Projeto que deseja.

  2. Você também pode acessar todos os relatórios cadastrados na sua empresa, através do menu Gestão de Obras → Diário de Obra.

💡Dica da Vobi: Além do registro para acompanhamento da obra, você pode utilizar o relatório do Diário de Obra para realizar a vistoria de um imóvel.

Como criar um relatório no Diário de obra

Para criar um relatório, acesse o Diário de obra e siga o passo a passo:

  1. Adicione um novo relatório.

  2. Insira o código de identificação do relatório, projeto associado e data da visita.

  3. Selecione os períodos trabalhados, a condição climática do dia e se foi possível executar os serviços.

  4. Descreva de forma completa a visita, explore as opções de formatação.

  5. Adicione comentários importantes, como ocorrências, pendências e notas.

  6. Insira documentos e imagens com legendas de descrição, caso necessário.

  7. Clique gerar relatório, tudo pronto! 🎉

Caso você não preencha algum desses campos, ele não vai aparecer no relatório! Se for necessário, você poderá editar esse diário de obra e completar com o dado que não havia preenchido anteriormente.

❗O endereço do local da obra é puxado automaticamente da descrição desse projeto na plataforma.

Se atente as duas datas que aparecem no diário de obra:

  1. A primeira é referente à data de visita ao local

  2. A segunda é referente à data de criação desse diário e não ficará visível para o seu cliente

Importante: ao criar um relatório e clicar em Salvar rascunho, o documento ficará com status Em preparação, conforme a imagem abaixo 👇

O cliente não visualiza os relatórios com esse status, funcionará como um rascunho. Você pode imprimir o relatório ou compartilhar o link com o cliente.

Agora você já sabe como criar um diário completo para todas as obras que realizar, com o registro de relatórios para cada visita realizada. 😊

💡Dica da Vobi: Utilize o nosso aplicativo e registre o relatório instantaneamente.

Componentes da página

  1. Adicionar código de identificação do relatório

  2. Projeto referente (Caso você crie a partir da aba de Obra de um projeto, esse campo será preenchido automaticamente)

  3. Data da visita à obra

  4. Seleção de períodos trabalhados, condição climática do dia (limpo, parcialmente nublado, nublado ou chuvoso) e se foi possível executar os serviços (praticável ou impraticável)

  5. Descrição: você pode inserir o texto de descrição da forma que deseja, utilizando a caixa de formatação de texto e adicionando imagens/vídeos, links importantes e tabelas.

  6. Copie informações do último relatório

  7. Comentários

  8. Adicione documentos e imagens com legendas.

💡Dica da Vobi: Crie um padrão de descrição para os Diários de obra da sua empresa e agilize o seu preenchimento com o recurso de Copie informações do último relatório. Veja abaixo um exemplo 👇

Horário da visita: 8:00 às 9:00

Responsável: Arquiteta Natasha

Objetivo: Finalização de laje

Atividades planejadas:

1. Conferência de nivelamento de vão;

2. Avaliar Grapas de esquadrias utilizadas;

3. Verificar instalação de esquadrias de madeira;

4. Verificação de prumo;

5. Avaliar preenchimento de espaços com massa.

Formas de visualização

Após criar relatórios, consulte todos os registros disponíveis no diário de obra do projeto, com o modo de exibição em Lista ou Cartão.

👉 Utilize a opção de filtros para refinar sua busca. Veja as opções disponíveis:

  1. Pesquisar relatório pelo código;

  2. Buscar por período de datas;

  3. Filtrar relatórios por seu status. Em preparação ou Concluído.

Configurações de impressão do relatório

Para realizar a impressão de um relatório, faça a configuração do documento para visualizar todas as informações.

  1. Explore as opções de Layout (retrato ou paisagem) e Tamanho do papel, como A4, ofício, carta, entre outros;

  2. Acesse Mais definições > Opções e ative Gráficos de segundo plano.

Configurações de permissionamento e compartilhamento

Defina as permissões do cliente, ou seja, quais informações ele poderá visualizar ao acessar o projeto na plataforma.

Para que o cliente tenha acesso à aba Diário de Obra, é necessário habilitar o recurso, ao compartilhar o projeto, há duas formas de realizar essa permissão.

1. Clique no ícone Compartilhar:

  • Envie o acesso ao projeto para o cliente por e-mail ou copiando o link;

  • Configure o compartilhamento habilitando Diário de Obra.

2. Em um relatório, clique no botão Compartilhar, ao final da página:

  • Envie o acesso ao relatório para o cliente por e-mail, WhatsApp ou copiando o link;

  • Habilite o botão Compartilhar com o cliente, para permitir que ele veja todos os relatórios concluídos no Diário de Obra.

Você também pode enviar o acesso individual de um relatório por e-mail, WhatsApp ou copiar o link. Ao enviar o link do relatório, não é necessário que o destinatário tenha acesso à plataforma, é uma ótima opção quando desejar compartilhar um relatório específico sem que ele visualize os demais.

💡Dica da Vobi: para potencializar seu planejamento, faça a listagem do que precisa ser acompanhado e analisado previamente à visita, assim você poderá ter um guia de tudo que precisa verificar in loco.

Outras informações

  • Clientes não podem editar ou criar relatórios, somente consultar.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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