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Como utilizar as Oportunidades da Vobi para garantir uma Gestão Comercial de sucesso
Como utilizar as Oportunidades da Vobi para garantir uma Gestão Comercial de sucesso

Tenha controle completo do fluxo comercial da sua empresa e garanta mais assertividade no processo de prospecção de novos clientes.

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Escrito por Taíse da Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Prospectar clientes é uma atividade crucial, porém muitas vezes negligenciada, no mercado da construção civil. A falta de clareza sobre os projetos e obras em prospecção é comum entre as empresas deste setor.

A gestão comercial eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e a falta de uma gestão estruturada leva à perda de clientes, simplesmente pela ausência de ferramentas que permitam o acompanhamento adequado.

Pensando nesse cenário, desenvolvemos uma ferramenta dedicada a simplificar o acompanhamento do fluxo comercial - as Oportunidades. Através da plataforma, você poderá gerenciar todo o processo de captação de novos clientes, desde o primeiro contato até a aceitação da proposta de serviço. 🔍🤝

A Vobi oferece uma solução para gerenciar todo esse percurso, desde a prospecção até a transformação em projeto. Nesse artigo será abordado tudo o que você precisa saber para dominar essa ferramenta na Vobi e aproveitar ao máximo o que ela oferece.

O que você verá nesse artigo


Conhecendo a página de Oportunidades

Para acessar o módulo de Oportunidades na plataforma Vobi, basta ir até o menu lateral no canto esquerdo da sua tela e clicar em Oportunidades.

Ao clicar nesse módulo, você terá acesso a:

  1. Visualização por Lista: essa visualização é recomendada para empresas que possuem muitas oportunidades sendo prospectadas de maneira simultânea. Facilita o consumo das informações.

  2. Visualização por Quadro: visualize as oportunidades criadas através das dos status de “Novo”, “Em contato” e “Proposta Enviada”. Quando você inicia as Oportunidades, elas já estarão disponibilizadas nessa visualização.

  3. Campo de busca: nesse campo, você pode realizar a busca de oportunidades a partir do nome delas.

  4. + Criar oportunidade: clique aqui para criar uma oportunidade dentro da Vobi.

  5. Ações: através do botão de Ações, você poderá:

    1. Exportar em CSV ou Excel para fazer validações adicionais dentro da sua empresa

    2. Ver arquivadas: acessar rapidamente as oportunidades que foram arquivadas.

  6. Relatório Comercial: ao clicar nesse botão, você terá acesso direto a uma análise das oportunidades de negócio, automaticamente gerada a partir do registro das oportunidades. Clique aqui para ver tudo sobre o relatório de oportunidades.

💡 Dica da Vobi: através da visualização de Lista, você poderá utilizar os Filtros e filtrar as oportunidades pelo status delas - novo, em contato, proposta enviada e arquivada.

Como cadastrar uma nova Oportunidade

Existem duas maneiras distintas de se cadastrar uma nova oportunidade:

  1. Através do botão de + Novo, que é um botão de ação rápida que fica na parte superior da tela.

  2. Através do botão de + Criar oportunidade, que fica dentro da página de Oportunidades.

Independente do botão que você clicar, em seguida, você deverá preencher as informações referentes à oportunidade. Veja a seguir a explicação dos campos de preenchimento. 👇

  1. Nome da oportunidade: insira o nome do projeto que virá desse cliente em potencial (ex. Quarto do Lucas).

  2. Qual a origem da oportunidade: indique de onde que essa oportunidade veio - indicação, mídias pagas, redes sociais, etc.

  3. Expectativa de início: data prevista para o início desse eventual projeto.

  4. Pretensão do investimento (esperado): estimativa do valor total que o cliente espera gastar com a oportunidade.

  5. Valor de ganho da oportunidade: valor estimado que a sua empresa irá ganhar na oportunidade.

  6. Metragem quadrada (m²): indique as dimensões desse projeto em potencial.

  7. Status: selecione o status da Oportunidade entre Novo, Em contato e Proposta enviada.

  8. Descrição: esse é um campo aberto para adicionar qualquer descrição que você queira sobre o projeto - ambiente para X pessoas, informações básicas sobre o contrato de trabalho ou que você julga essencial para fazer ofollow up e até observações/detalhes sobre o o que foi conversado com o cliente.

  9. Endereço da oportunidade: sinalizar qual o endereço de onde acontecerá esse projeto em potencial.

  10. Novo cliente: crie o cliente em potencial que será vinculado a essa oportunidade.

  11. Adicionar cliente: após criado o cliente, vincule-o dentro da oportunidade.

  12. Criar oportunidade: finaliza o processo de criação dessa oportunidade. Depois disso, ela ficará disponível no menu Oportunidades que fica ao lado esquerdo da tela.

Após cadastrar todos os dados da oportunidade e selecionar o cliente, basta selecionar o botão Criar oportunidade.

💡 Dica da Vobi: você poderá relacionar um cliente à várias oportunidades - permitindo que elas sejam acompanhadas de forma individual.

Exemplo: Alberto é cliente e quer reformar a casa da praia e o apartamento de São Paulo.

Neste caso, deve-se criar duas oportunidades distintas, ambas relacionadas a Alberto. Desta forma, caso ele decida seguir apenas com a reforma do apartamento, pode-se "arquivar" a oportunidade da casa de praia e "marcar como ganha" a reforma do apartamento, que seguirá para a etapa de projeto.

Como gerenciar suas Oportunidades

Os status das oportunidades, refletem a linha do tempo do processo comercial da sua empresa. A ideia é que nessa visualização seja possível acompanhar todas as oportunidades que chegam na sua empresa sem que você perca de vista o que está acontecendo com cada uma delas.

Nela, você terá três colunas diferentes:

  • Novo

  • Em contato

  • Proposta enviada

Cada um dos status representa um estado específico do cliente durante a fase de prospecção e dará uma noção mais clara de quem poderá estar virando um cliente (de fato) na sua empresa.

Para mover sua Oportunidade pelos status, você deverá apenas clicar e arrastar o cartão dessa Oportunidade para a coluna desejada, conforme demonstrado abaixo. 👇

Vamos detalhar esses status na sequência:

Novo

Aqui você estará colocando todos os novos leads para prospecção, ou seja, toda pessoa interessada em realizar um projeto ou obra com você deve cair nessa coluna. Para que uma oportunidade apareça nessa coluna, você precisará criá-la na plataforma.

💡 Dica da Vobi: Recomenda-se que todos interessados no seu trabalho sejam cadastrados nas Oportunidades. Por exemplo, pessoas que vieram por indicações, Instagram, Facebook, clientes recorrentes, etc.

Em contato

Uma vez que você conseguiu contato com o cliente que está sendo prospectado, arraste o cartão da oportunidade para a etapa Em contato.

Enquanto o cartão da oportunidade estiver nessa coluna, considere que o cliente está passando pelo processo de atendimento e especificação (reuniões, ligações, envio de materiais para avaliação etc.) do que seria o eventual projeto/obra que seria fechado com a sua empresa.

💡 Dica da Vobi: Aproveite o período de contato inicial com o seu futuro cliente e já centralize todas as informações compartilhadas por ele dentro dessa Oportunidade, através dos arquivos, anotações e até mesmo Orçamentos prévios, para assim centralizar todas as informações importantes desde o início do serviço!

Proposta enviada

Arraste o cartão de oportunidade para essa coluna assim que você enviar a proposta de trabalho para o seu cliente que está sendo prospectado. Essa etapa/coluna talvez seja a mais importante para que você consiga garantir o fechamento com esse cliente.

💡 Dica da Vobi: Utilize a ferramenta de Proposta, que fica dentro do cartão de oportunidade para enviar a proposta comercial para o seu cliente prospectado diretamente pela Vobi.

Como marcar uma Oportunidade como ganha ou arquivá-la

Cliente fechou negócio? 🎉 Não esqueça de Marcar como ganho a Oportunidade para que ela vire um projeto na Vobi! Para isso, você deve:

  1. Clicar no ícone de três pontos ⫶ no card dessa Oportunidade

  2. Clicar em Marcar como ganha

  3. E pronto! Sua oportunidade será convertida em um Projeto.

E o melhor é que tudo que você centralizou de informação dentro dessa oportunidade, será levado para o Projeto que foi criado a partir dessa Oportunidade. 🚀

Caso contrário, se esse possível cliente não te deu resposta ou decidiu não contratar o serviço, é só seguir o mesmo caminho e ao invés de marcar como ganha, você poderá clicar logo abaixo, em Arquivar.

Você poderá acessar as oportunidades arquivadas a qualquer momento ao clicar em Ações > Ver arquivadas.

Dicas de como utilizar as Oportunidades

A ferramenta de oportunidades pode ser extremamente útil para empresas que não possuem um processo de acompanhamento e validação do fluxo comercial bem definido.

A seguir, colocaremos algumas dicas que podem ser seguidas para que você tenha o melhor uso possível dessa funcionalidade:

✅ Crie o hábito de adicionar todas as eventuais oportunidades para a plataforma. Somente dessa forma você conseguirá ter uma gestão efetiva do seu fluxo comercial.

Assim como na ferramenta de projetos, em oportunidades você poderá criar e gerenciar as tarefas que serão realizadas durante o seu processo comercial e de prospecção de novos clientes. Ou seja, as oportunidades podem ter checklists nos processos de cada etapa do seu funil de vendas, além de datas de execução!

✅ Não poupe nos follow-ups. Eles são extremamente importantes principalmente no final do fluxo comercial (etapa Proposta enviada) para validar se o cliente prospectado dará continuidade no projeto ou se não seguirá com o seu trabalho. Crie uma cadência de contatos com seus clientes para "sentir a temperatura" de cada uma das oportunidades.

✅ Não deixe um cartão de oportunidade ficar por muito tempo na coluna "Proposta enviada". Você vai querer manter uma visão limpa da sua parte de propostas para conseguir ter uma noção correta de quantos negócios podem ser concretizados na sua empresa.

Acompanhe o desempenho de suas oportunidades através do Relatório Comercial. Ele oferece uma análise detalhada das potenciais oportunidades de negócios, apresentadas em gráficos e dados precisos, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica do seu fluxo comercial.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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