Visão Geral
Agora que você já domina o uso do menu de Oportunidades da Vobi, é o momento ideal para dar um passo importante na gestão das suas negociações. Ao importar os dados de todos os seus potenciais clientes, você poderá otimizar significativamente o acompanhamento de cada oportunidade, melhorando o controle do processo de vendas e acelerando a tomada de decisões estratégicas.
Essa ação não apenas facilita o monitoramento das negociações em andamento, mas também contribui para uma gestão mais eficiente e organizada do seu funil de vendas. 🚀
O que você verá nesse artigo
Onde realizar a importação de oportunidades
Para importar suas oportunidades para a plataforma Vobi, siga as instruções à seguir. É simples e rápido!
Primeiro, vá até o menu lateral da plataforma e clique em Oportunidades. Na tela de Oportunidades, você encontrará uma opção chamada Ações no canto direito superior da tela
Dentro do menu de Ações, se você já tiver a planilha pronta, basta clicar em Importar Planilha para carregar os dados.
Caso ainda não tenha a planilha, não se preocupe! Você pode baixar o nosso Modelo de Importação. Ao clicar no botão, o arquivo será baixado automaticamente, ou você pode baixar por este link:
Preenchendo o Modelo de Importação
Depois de baixar o modelo, se você possui o Excel, basta abrir o arquivo diretamente nele. Caso não tenha o Excel, não se preocupe! Você pode abrir o arquivo usando o Google Sheets.
Para isso, crie uma nova planilha no Google Sheets, vá até Arquivo, depois Importar, e selecione o arquivo que você acabou de baixar. A plataforma já vai configurar automaticamente os dados a serem importados.
Assim como os outros modelos da Vobi, o arquivo de importação vem com duas abas principais:
Aba 1: Instruções – Aqui, você encontrará informações importantes sobre como preencher o arquivo corretamente para evitar erros durante a importação.
Aba 2: Dados de Oportunidades – Nesta aba, você encontrará as colunas com os dados das oportunidades.
Colunas de dados:
Ao realizar a importação da sua base de dados serão carregados os mesmos campos de preenchimento padrão dessa funcionalidade. Veja abaixo quais são as colunas que podem ser importadas da sua planilha:
Colunas de preenchimento obrigatório:
Nome da oportunidade: Mínimo 3, máximo de 255 caracteres.
Status: Deve ser preenchido com uma das seguintes opções:
Novo
Em contato
Proposta Enviada
Colunas de preenchimento opcional:
Cliente: Deve estar preenchido com o nome do cliente na plataforma, assim será reconhecido automaticamente. Caso o nome não exista, será criado na importação.
Origem: Deve ser preenchido com as opções predefinidas pela plataforma, pois, caso contrário, a associação não será possível na hora da importação. São seguintes opções:
Indicação
Mídias Sociais
Anúncios Pagos
Google (orgânico)
Outros
Metragem quadrada: Insira valores sem formatação.
Valor de ganho da oportunidade: Insira valores. É o valor que sua empresa vai receber caso o cliente feche o contrato para a execução da obra.
Pretensão de investimento: Insira valores. Refere-se ao valor que seu cliente planeja investir na execução da obra.
Descrição: Máximo de 255 caracteres.
Expectativa de início: Insira a data no formato DD/MM/AAAA.
CEP: Insira apenas números.
Endereço: Máximo de 255 caracteres.
Número: Insira apenas números.
Complemento: Máximo de 255 caracteres.
Estado: Máximo de 255 caracteres.
Cidade: Máximo de 255 caracteres.
Responsável: Preencha com e-mails dos responsáveis cadastrados na plataforma separados por vírgulas.
💡Os campos de Pretensão de investimento e Valor de ganho da oportunidade são importantes porque aparecerão nos seus relatórios de ganho de oportunidade, e quanto mais detalhado for o preenchimento, mais completos serão os relatórios gerados pela plataforma.
Configurações Importantes para Preenchimento
Agora, antes de importar, é importante que você faça algumas verificações na planilha:
Formato de texto: Certifique-se de que a planilha está com o formato de texto simples.
Formato de data: As datas devem ser preenchidas no formato DD/MM/AAAA, com dois dígitos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.
Valores financeiros: A plataforma aceita valores nos formatos: 10000,00 ou R$10.000,00.
Verifique se não há fórmulas ou espaços extras: Certifique-se de que não existam fórmulas ou espaços extras nas células, pois isso pode causar erros durante a importação.
Formato da planilha: Depois de preencher as informações, verifique se o formato do arquivo da planilha está em .xlsx. Se estiver usando o Google Sheets, ao baixar a planilha, escolha o formato Microsoft Excel (.xlsx).
Importação para a Plataforma
De volta à plataforma, vá até o menu de Oportunidades, clique em Ações e selecione Importar Planilha. Clique em Avançar e escolha o arquivo que você acabou de baixar.
Para realizar a importação, basta seguir os próximos passos:
1. Escolha a Aba Correta e Faça a Pré-visualização
Após selecionar o arquivo, a plataforma vai mostrar todas as abas ativas no arquivo. Selecione a aba que contém os dados que você deseja importar.
Em seguida, a plataforma fará uma pré-verificação para garantir que a aba está correta. Clique em "Próximo".
2. Associe as Colunas Corretamente
Agora, a plataforma vai pedir para você associar as colunas da planilha com os campos da plataforma.
Caso você tenha usado o modelo de importação, a maioria das colunas já estará predefinida. Mas, se necessário, você pode fazer a correlação manualmente, selecionando cada título de coluna na planilha e associando-o ao campo correspondente na plataforma.
Fique atento aos submenus, como no campo origem, que pode ter opções adicionais como Mídias Sociais, Google, Anúncios Pagos, etc.
Se o nome do submenu estiver escrito com algum caractere diferente da plataforma, a correspondência não será feita corretamente, assim basta você selecionar a opção correspondente.
3. Última Verificação
Após revisar todas as correspondências, a plataforma mostrará uma última pré-visualização. Verifique se tudo está correto. Se houver algum erro, você poderá identificar e corrigir apenas as linhas com problemas, que ficam destacadas em vermelho.
Caso esteja tudo certo, clique em Confirmar.
A plataforma começará a importar todas as suas oportunidades, atribuindo automaticamente os status de cada uma (como "Novo", "Em Contato" ou "Proposta Enviada"), conforme as configurações que você fez.
Pronto! Todas as suas oportunidades foram importadas corretamente para a plataforma, e você já pode começar a gerenciar e acompanhar o andamento de cada uma delas.
Agora você está pronto para usar a Vobi e otimizar a gestão de oportunidades na sua empresa!
Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉