Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOrçamentos
Diferença entre grupos e categorias
Diferença entre grupos e categorias
Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Aprenda mais sobre esses dois itens e facilite a sua vida e a do seu cliente também ao visualizar os orçamentos dos seus projetos!

Quer saber o porquê disso e a diferença entre elas? Entraremos mais em detalhe nos próximos parágrafos 👇

O que você verá nesse artigo


Conceitos de grupo e categoria

Em um primeiro momento, gostamos de trazer para as empresas que trabalham conosco que não existe uma exata definição sobre essas duas palavras - cada empresa realmente pode ter uma interpretação distinta quando falamos de grupo e categoria.

Gostamos de deixar esse campo livre para que as empresas adicionem o que bem entenderem. No entanto, torna-se importante também mencionar quais são os principais casos de uso para essas duas colunas.

O que é Grupo

Recomendamos que nessa coluna sempre sejam inseridas as informações de ambiente de um projeto. Alguns exemplos para quando falamos de um projeto residencial:

  • Banheiro

  • Sala

  • Cozinha

  • Área externa

  • Sala de estar

  • Escritório

Também existem empresas que trabalham conosco adicionando na coluna de grupo:

  • As etapas dos projetos

  • Nível de importância dos itens, como: Opcional e Essencial

  • Status de compra, como: Aguardando compra e Compra realizada

Como estaremos adicionando uma funcionalidade especificamente para essa questão em um futuro próximo, recomendamos que você coloque ambientes para tornar isso um hábito na sua empresa.

💡 Itens contemplados em todos os ambientes do projeto podem ser inscritos no grupo Geral (ex. Taxa de administração).

O que é Categoria

Nessa coluna, indicamos que você adicione o centro de custo desse determinado item/produto/serviço no orçamento. Alguns exemplos de centro de custo são:

  • Administrativo

  • Revestimento

  • Iluminação

  • Metais

  • Pintura

  • Vidraçaria

  • Decoração

Você pode cadastrar todas suas categorias com antecedência clicando no menu FerramentasGrupos e categorias.

Por que adicionar Grupos e Categorias é importante para meu projeto?

A pergunta que normalmente vem após explicarmos a diferença entre esses dois termos é o porquê de colocarmos tanta importância no cadastro deles dentro de nossos treinamentos. A resposta rápida para isso é que você facilita muito a vida do seu cliente no que se refere ao entendimento do projeto que está sendo construído.

Uma vez que você adicionar as informações de grupo e categoria da forma adequada, seu cliente terá uma visualização extremamente facilitada de quais itens são contemplados em quais ambientes do projeto, quanto estará pagando em cada uma das categorias e visualizar os itens por fornecedor.

Para ilustrar melhor essa situação, veja como um cliente poderá interagir com o orçamento após o cadastro adequado de grupos/categorias feito por uma empresa. 👇

O cliente conseguirá navegar através dos botões de visualização de orçamento para ter um entendimento muito mais claro e completo dos itens e o significado deles nos projetos.

Para entender mais sobre como funciona a visualização dos clientes na plataforma, clique em Ver como Cliente que aparece nos projetos na Vobi.

Agora que você aprendeu mais sobre esses conceitos, vamos configurar seus grupos e categorias?

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?