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Como adicionar e configurar itens do orçamento
Como adicionar e configurar itens do orçamento
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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

Nesse artigo ensinaremos como que você pode adicionar serviços e produtos dentro do seu orçamento de maneira muito simples.

O que você verá nesse artigo:


Como adicionar serviços e produtos no orçamento

Se você ainda não criou o seu projeto, veja aqui como para iniciarmos esse módulo. Isso é essencial, pois você não terá acesso às funcionalidades de orçamento caso não tenha cadastrado um orçamento na plataforma.

Uma vez que você já tenha o projeto aberto na Vobi, vá até a aba Orçamento que está localizada no projeto. Ao acessar essa aba, você terá a opção de:

  • Começar do zero.

  • Utilizar um modelo de template da Vobi ou um template próprio da sua empresa.

  • Importar um orçamento do Excel.

Independente do caminho que você escolher prosseguir, para adicionar um item no seu orçamento é só clicar no botão azul + Item. Nele, você pode:

  1. Procurar um item no catálogo e:

    1. Selecionar um item que você tenha cadastrado na sua Biblioteca, pela sub-aba de Meus itens

    2. Selecionar uma composição da SINAPI

    3. Selecionar um item pronto diretamente pelo Catálogo da Vobi

  2. Ou criar um novo serviço, produto ou composição selecionando a opção "Criar um novo produto" ,"Criar um novo serviço" ou "Criar uma nova composição".

Você pode já selecionar um item pronto diretamente pelo Catálogo da Vobi ou até mesmo usar um template, caso já o tenha. Esses dois caminhos podem agregar e muito ao seu tempo e falaremos deles com mais detalhes nesses outros artigos.

Como configurar os itens do seu orçamento?

Antes de aprender a configurar os itens em seu orçamento, é fundamental compreender a distinção entre itens vinculados e itens desvinculados da biblioteca.

Em poucas palavras, itens vinculados à biblioteca possuem as Informações do produto (nome, código, imagens, unidade, classificação, tipo do item, medidas e peso) que só podem ser modificadas na biblioteca, o que teria impacto em todos os outros orçamentos que possua esse mesmo item.

Através do orçamento, você só poderá alterar os campos nas 'Informações do Orçamento'. Isso oferece uma vantagem considerável, pois permite que você adapte minuciosamente as informações de orçamento para atender às particularidades de cada projeto.

Se você preferir utilizar itens desvinculados da biblioteca, poderá adicionar o item da sua biblioteca no orçamento e depois desvincular ele, assim você poderá alterar qualquer informações que desejar desse item. Isso não afetará outras ocorrências desse mesmo item nesse e em outros orçamentos, nem as informações já registradas na biblioteca.

Itens vinculados com a biblioteca

Como dito anteriormente, caso você utilize itens vinculados, você terá informações padrões desse item (produto, serviço ou composição) e poderá alterar as informações apenas dos campos de Informação do orçamento.

Dentre os campos padrões que temos nas informações do produto/serviço/composição, temos os seguintes:

  • Nome: adicione o nome do serviço/produto/composição e a descrição básica dele. Exemplo: massa premium para textura lisa de base acrícila, uso interno e externo, Coral.

  • Código: este campo é utilizado principalmente para facilitar encontrar itens em sua biblioteca pessoal, você poderá colocar o código que preferir ou relacionado à alguma base de dados que você utiliza.

  • Imagens: muito útil principalmente para orçamento que seja relevante indicar uma imagem visual do produto.

  • Unidade: selecione a unidade de medida correspondente do item (cm, m, m², m³, un, g, kg, ml, l, vb, pct, cx, sc, hr, entre outras)

  • Medidas: adicione altura, largura, comprimento do produto.

  • Peso: adicione o peso do produto.

Todos esses campos de informação do produto/serviço/composição são vinculados com a biblioteca, portanto, se desejar fazer algum tipo de alteração em alguns deles, você terá 2 opções:

  1. Acessar a biblioteca, pesquisar pelo item que deseja e fazer a alteração: ao fazer a alteração de alguns desses campos em um item vinculado, você deve saber que isso terá impacto em todos os orçamentos que ele for utilizado.

  2. Desvincular esse item: ele não terá mais vinculo com a biblioteca e qualquer modificação feita nele não terá impacto em outros itens desse e de outros orçamentos

Agora, falando sobre os campos de Informação de Orçamento dentro de cada produto/serviço/composição, temos os seguintes:

  • Nível: Este campo é somente para organização e indica qual a numeração do item dentro dos níveis do seu orçamento conforme a organização que você escolher.

  • Fornecedor: informe o nome da empresa que realizará a venda desse produto ou contratação desse serviço para você ou seu cliente. Exemplo: MadeiraMadeira.

  • Marca: nome da empresa que fabrica o produto que você ou seu cliente irá comprar.

  • BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): O BDI funciona como uma taxa percentual sobre o custo dos itens. Você pode utilizá-lo para adicionar a sua margem de lucro e/ou outros custos para compor o preço final do seu orçamento.

  • Custo unitário previsto: adicione o custo previsto do produto unitário ou total do serviço.

  • Preço unitário previsto: adicione o preço previsto do produto unitário ou total do serviço, que condiz com a soma da taxa de BDI aplicada + custo do produto ou serviço.

  • Quantidade prevista: considere sempre 1 ou número inteiros para fazer o quantitativo dos itens.

  • Grupo: este campo recomendamos utilizar para ambientes.

    • Exemplo: para a compra de um gaveteiro (produto), informe nesse campo o que ambiente ele será utilizado. Ou caso seja sobre um serviço de instalação para a iluminação do quarto, coloque o grupo "Quarto".

  • Categoria: a categoria é um campo genérico que pode ser utilizado para classificar o item de diversas maneiras:

    • Centro de custo (revestimentos, demolição, marcenaria, decoração, entre outros)

    • Opções de compra (opção sofá 01, opção sofá 02)

    • Nível de prioridade (Essencial, Opcional)

    • E o que mais você preferir

    • Link: link referente ao produto especificado.

  • Descrição: você poderá informar a descrição do item especificado.

Todos esses campos de informação de orçamento de um produto/serviço/composição que seja vinculado, poderão conter dados padrões salvos na biblioteca, mas qualquer alteração que seja feita nesses campos não terá impacto em outros itens desse e de outros orçamentos!

Caso queira saber mais sobre os itens vinculados, clique aqui.

Adicionando anexos, observações e outros comandos importantes

Além das ações padrão que você encontra ao adicionar itens no seu orçamento, você terá algumas opções e comandos adicionais para facilitar ainda mais a sua experiência com a ferramenta de orçamentos Vobi.

Com o campo de Status, você poderá utilizar para indicar como que está o andamento desse item. Por exemplo:

🟧Para aprovar - caso o cliente ainda não tenha aprovado.

🟦 Aprovado - caso o cliente já tenha aprovado

🟥Não aprovado - caso o cliente tenha reprovado.

Ao utilizar o campos de Status, ele terá impacto no Valor total do orçamento e também no Planejamento da sua obra:

  • Ao reprovar um item, seu valor será descontado do valor total do orçamento

  • Ao reprovar um item do orçamento, ele não aparecerá na estrutura de Planejamento da aba de Obras

Além disso, ao clicar nos três pontinhos que aparecem ao lado do item, você terá algumas opções adicionais:

  • Duplicar esse item: você poderá duplicar o item em questão no orçamento que está sendo construído;

  • Adicionar observações: adicione mais detalhes relevantes para este item.

  • Editar: edite as informações básicas do item no orçamento conforme o tipo (vinculado ou desvinculado)

  • Comentar: você pode interagir com o seu cliente e tenha diálogos assertivos sobre a aprovação do seu produto ou serviço;

  • Adicionar anexos: você pode inserir arquivos do seu computador ou celular diretamente por essa opção;

  • Copiar link: facilite a comunicação com sua equipe ou cliente apenas copiando e encaminhando o link direto das informações de detalhes do item;

  • Apagar: apaga o item de dentro do orçamento.

  • Desvincular: tornar esse item desvinculado da biblioteca.

  • Atualizar: ao clicar nessa opção, você poderá atualizar as informações de orçamento desse item com que consta registrado na sua biblioteca.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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