Visão Geral
Nesse artigo ensinaremos como que você pode configurar serviços, produtos e composições dentro do seu orçamento de maneira muito simples.
O que você verá nesse artigo:
Como configurar os itens do seu orçamento?
Antes de aprender a configurar os itens em seu orçamento, é fundamental compreender a distinção entre itens vinculados e itens desvinculados da biblioteca.
Em poucas palavras, itens vinculados à biblioteca possuem as Informações do produto (nome, código, imagens, unidade, classificação, tipo do item, medidas e peso) que só podem ser modificadas na biblioteca, o que teria impacto em todos os outros orçamentos que possua esse mesmo item.
Para esses itens vinculados, através do orçamento, você só poderá alterar os campos nas 'Informações do Orçamento'. Isso oferece uma vantagem considerável, pois permite que você adapte minuciosamente as informações de orçamento para atender às particularidades de cada projeto.
Se você preferir utilizar itens desvinculados da biblioteca, poderá adicionar o item da sua biblioteca no orçamento e depois desvincular ele, assim você poderá alterar qualquer informações que desejar desse item. Isso não afetará outras ocorrências desse mesmo item nesse e em outros orçamentos, nem as informações já registradas na biblioteca. O mesmo vale para itens vinculados à SINAPI.
Informações do Produto/Serviços/Composição
Dentre os campos padrões que temos nas informações do produto/serviço/composição, temos os seguintes:
Nome: adicione o nome do serviço/produto/composição e a descrição básica dele. Exemplo: massa premium para textura lisa de base acrílica, uso interno e externo, Coral.
Código: este campo é utilizado principalmente para facilitar encontrar itens em sua biblioteca pessoal, você poderá colocar o código que preferir ou relacionado à alguma base de dados que você utiliza.
Imagens: muito útil principalmente para orçamento que seja relevante indicar uma imagem visual do produto.
Unidade: selecione a unidade de medida correspondente do item (cm, m, m², m³, un, g, kg, ml, l, vb, pct, cx, sc, hr, entre outras)
Medidas: adicione altura, largura, comprimento do produto, em cm.
Peso: adicione o peso do produto.
Como dito anteriormente, para itens vinculados com a biblioteca, todos esses campos de informação do produto/ serviço/ composição são configurados pela biblioteca, portanto se desejar fazer algum tipo de alteração em alguns deles, você terá 2 opções:
Editar o registro da biblioteca: para isso você pode acessar a biblioteca, pesquisar pelo item que deseja e fazer a alteração ou ir pelo botão de editar.
Ao fazer a alteração de alguns desses campos em um item vinculado, você deve saber que isso terá impacto em todos os orçamentos que ele for utilizado.
Desvincular esse item: ele não terá mais vinculo com a biblioteca e qualquer modificação feita nele não terá impacto em outros itens desse e de outros orçamentos.
Informação de Orçamento
Agora, falando sobre os campos de Informação de Orçamento dentro de cada produto/serviço/composição, temos os seguintes:
Nível: Este campo é somente para organização e indica qual a numeração do item dentro dos níveis do seu orçamento conforme a organização que você escolher.
Fornecedor: informe o nome da empresa que realizará a venda desse produto ou contratação desse serviço para você ou seu cliente. Exemplo: Madeira Madeira.
Marca: nome da empresa que fabrica o produto que você ou seu cliente irá comprar.
Quantidade prevista: considere sempre 1 ou número inteiros para fazer o quantitativo dos itens.
Grupo: este campo recomendamos utilizar para ambientes.
Exemplo: para a compra de um gaveteiro (produto), informe nesse campo o que ambiente ele será utilizado. Ou caso seja sobre um serviço de instalação para a iluminação do quarto, coloque o grupo "Quarto".
Categoria: a categoria é um campo genérico que pode ser utilizado para classificar o item de diversas maneiras:
Centro de custo (revestimentos, demolição, marcenaria, decoração, entre outros)
Opções de compra (opção sofá 01, opção sofá 02)
Nível de prioridade (Essencial, Opcional)
E o que mais você preferir
Link: link referente ao produto especificado.
BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): O BDI funciona como uma taxa percentual sobre o custo dos itens. Você pode utilizá-lo para adicionar a sua margem de lucro e/ou outros custos para compor o preço final do seu orçamento.
Custo unitário previsto: adicione o custo previsto do produto unitário ou total do serviço.
Preço unitário: adicione o custo unitário e o BDI que ele será calculado automaticamente.
Descrição: você poderá informar a descrição do item especificado.
Todos esses campos de informação de orçamento de um produto/serviço/composição que seja vinculado, poderão conter dados padrões salvos na biblioteca, mas qualquer alteração que seja feita nesses campos não terá impacto em outros itens desse e de outros orçamentos!
Caso queira saber mais sobre os itens vinculados, clique aqui.
Adicionando anexos, observações e outros comandos importantes
Além das ações padrão que você encontra ao adicionar itens no seu orçamento, você terá algumas opções e comandos adicionais para facilitar ainda mais a sua experiência com a ferramenta de orçamentos Vobi.
Com o campo de Status, você poderá utilizar para indicar como que está o andamento desse item. Por exemplo:
🟧Para aprovar - caso o cliente ainda não tenha aprovado.
🟦Aprovado - caso o cliente já tenha aprovado
🟥Não aprovado - caso o cliente tenha reprovado.
Ao utilizar o campos de Status, ele terá impacto no Valor total do orçamento e também no Planejamento da sua obra:
Ao reprovar um item, seu valor será descontado do valor total do orçamento;
Ao reprovar um item do orçamento, ele não aparecerá na estrutura de Planejamento da aba de Obras.
Além disso, ao clicar nos três pontinhos da coluna de Ações, você terá algumas opções adicionais:
Duplicar esse item: você poderá duplicar o item em questão no orçamento que está sendo construído; (Disponível apenas para produtos e serviços);
Adicionar na biblioteca: salve esse item criado no seu orçamento na sua biblioteca para usar em outros projetos;
Adicionar observações: adicione mais detalhes relevantes para este item.
Editar: edite as informações básicas do item no orçamento conforme o tipo (vinculado ou desvinculado);
Comentar: você pode interagir com o seu cliente e tenha diálogos assertivos sobre a aprovação do seu produto ou serviço;
Adicionar anexos: você pode inserir arquivos do seu computador ou celular diretamente por essa opção;
Copiar link: facilite a comunicação com sua equipe ou cliente apenas copiando e encaminhando o link direto das informações de detalhes do item;.
Desvincular: tornar esse item desvinculado da biblioteca;
Vincular: Substitui esse item por um item da biblioteca, o tornando vinculado;
Excluir: apaga o item de dentro do orçamento
❗Atenção: Vincular um item com a biblioteca e Salvar um item na biblioteca são duas ações diferentes. Ao vincular um item com a biblioteca você buscará um item já existente na sua biblioteca e irá substituir o item que está no orçamento pelo item da biblioteca.