Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOrçamentos
Casos de uso de orçamento
Casos de uso de orçamento

Conheça os principais usos da aba orçamento e seja assertivo nas suas propostas!

Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de 6 meses

Visão Geral

Orçar tudo de um projeto ou obra não é um trabalho fácil, demanda tempo, dedicação e esquecer um item ou subestimar os valores pode causar fortes impactos financeiros e dores de cabeça no futuro.

Com a aba orçamento você consegue agrupar em um único local uma estimativa de valores inteligentemente e otimizada, garantindo as melhores propostas, atendendo as necessidades e individualidades do seu cliente.

O que você verá nesse artigo


Quando usar a aba orçamento?

Antes de começar a criar um orçamento você precisa ter em mente alguns pontos:

  • Só é possível criar um orçamento por projeto;

  • Ele deve ser organizado em Níveis;

  • O orçamento realiza cálculos com base na fórmula Quantidade x Custo Unitário;

  • A partir dos itens do orçamento eu posso criar lançamentos financeiros;

  • As apropriações financeiras e o relatório de Orçado X Realizado serão organizadas também seguindo os mesmos Níveis desse orçamento;

  • Esse orçamento será um espelho para a aba de obras;

Sabendo desses pontos você pode pensar a melhor forma de organizar o seu orçamento para o seu caso de uso e o que você precisará extrair desse orçamento depois.

Sendo assim você pode usar seu orçamento para :

  • Propostas: Criar propostas com os seus serviços prestados de forma detalhada;

  • Projetos arquitetônicos e de design de interiores: Sugerir produtos e serviços para o seu cliente, onde ele pode aprovar os que mais gostar;

  • Criar estimativas de custos para a sua obra / projeto.

💡Dica da Vobi: Após criar um orçamento você pode salvar como Templates e economizar tempo e agilizar os seus processos criando padrões e aplicando nos projetos seguintes!


Exemplos de como de organizar seu orçamento

A organização do seu orçamento será pelos Níveis, Subníveis (opcional) e depois os itens. Como esse Níveis serão o que iremos apropriar nos lançamentos financeiros precisamos pensar nessa organização com cuidado antes de começar os registros.

Recomendamos cadastrar esses níveis por etapa de obra, veja um exemplo:

Mas nada impede de utilizar outras formas de organização como por exemplo por Centro de custo:

Um outro exemplo de organização por Ambientes:

💡Dica da Vobi: É importante lembrar que além dessa organização em níveis, temos outras visualizações do orçamento: Grupos, Categorias e fornecedores. Basta preencher os respetivos campos dos itens e você pode apenas reorganizar o orçamento pela visualização. Entenda melhor como funciona essa configuração do orçamento AQUI!


Nível de detalhamento do orçamento

Após organizar os níveis do seu orçamento, é hora de inserir os itens. Agora, você pode escolher o nível de detalhamento que deseja: se prefere um valor global para cada nível ou um detalhamento item a item.

Assista ao vídeo abaixo para ver um exemplo de orçamento, onde optamos por especificar apenas as etapas e o valor total de execução de cada uma. 👇

Neste segundo exemplo, mostramos como você pode organizar seus orçamentos separando os valores de produtos e serviços, garantindo ainda mais controle e visibilidade sobre seus custos. 👇


Exemplo de orçamento utilizando a base SINAPI

Ideal para obras públicas ou licitações, onde os valores oficiais são exigidos, você pode montar seu orçamento na Vobi utilizando a base SINAPI.

Neste vídeo, veja um exemplo de como elaborar um orçamento completo para uma construção residencial, usando as composições da base SINAPI.👇


Use o orçamento para gerir a sua empresa

A aba de Orçamento foi desenvolvida para facilitar o cálculo do orçamento de seus projetos e obras. Contudo, nossa plataforma é flexível e pode ser adaptada a diferentes tipos de uso. Sabendo que essa funcionalidade realiza cálculos com base na fórmula Quantidade x Custo Unitário, nos permite utilizá-la de várias formas.

Para esse caso crie um projeto base, como por exemplo: Gestão do meu negócio.

E para criar o orçamento dos custos da sua empresa é necessário conhecer todos os gastos, desde os essenciais para manter seu negócio funcionando, até os gastos com logística e despesas indiretas.

💡 Os principais itens que o orçamento da sua empresa deve conter:

  • Os custos fixos, como salário da equipe, licenças de softwares, gastos para manter o espaço físico, anuidade do CAU/CREA e inscrição municipal prefeitura (ISS);

  • Os custos extras, como cópias, plotagens, serviços terceirizados e deslocamentos;

  • Gasto com impostos e taxas.

Ter todos esses gastos detalhados ajuda na criação de propostas mais precisas.

Além disso, você pode usar o orçamento para calcular um valor de uma proposta com base nas horas estimadas para determinado projeto e no valor da sua hora de trabalho.

Ou outra possibilidade é calcular o salário de colaboradores pagos por hora trabalhada. Veja um exemplo:

Você pode cadastrar um item para cada funcionário, colocar na coluna de Unidade Horas, em Quantidade pode preencher quantas horas ele trabalhou no mês e em custo unitário o valor de cada hora, assim o sistema lhe trará o total daquele mês.


Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?