Visão Geral
Sabemos o quanto é importante ter uma visão clara sobre o orçamento da obra e assim analisar os principais custos envolvidos e como estão alocados, certo?
Com os relatórios do orçamento você terá diferentes visões sobre os custos do seu projeto ou obra. Através da análise dos relatórios você irá entender como os custos da sua obra estão distribuídos, necessidade de produtos e serviços por nível e quais insumos tem maior influência no custo final.
E com a finalidade de garantir uma gestão cada vez mais eficiente das suas obras, você analisará um orçamento em minutos com os relatórios de orçamento da Vobi. 💰
O que você verá nesse artigo
Conheça os tipos de Relatórios de orçamento
A funcionalidade de Relatórios tem o principal objetivo de proporcionar o acompanhamento e controle dos seus orçamentos, trazendo diferentes visões sobre como os custos da sua obra estão distribuídos. Temos três tipos de relatório para análise:
✔️Sintético - nessa opção você terá somente a visualização dos níveis do seu orçamento, podendo analisar os valores com e sem BDI, somente dos produtos ou serviços e totais. Além disso também é possível analisar o peso de cada nível no orçamento.
✔️Analítico - nesse tipo de relatório não há composições, os itens do orçamento são apresentados como produtos e serviços, onde os insumos de uma composição aparecem um por um, agrupados pelos níveis respectivos. Dessa forma, você visualizará os produtos e serviços necessários em cada nível do seu orçamento.
✔️Curva ABC - através desse relatório, você poderá gerenciar as quantidades de materiais com mais eficiência. Com a análise da lista, é possível identificar a quantidade total necessária de cada produto ou serviço a ser comprado ou contratado e seu peso no orçamento.
Como ter acesso os relatórios de orçamento na Vobi
Para visualizar esses relatórios, basta acessar o seu orçamento e clicar na opção de relatórios e selecionar a opção que deseja visualizar.
Uma vez que você tiver acessado um dos relatórios será possível navegar entre eles utilizando a seleção no canto superior esquerdo:
Como utilizar o relatório de curva ABC
Após estruturar seu orçamento com todas as informações para cada produto e serviço, como por exemplo: quantidade, unidade, preço unitário e preço total, conseguimos ter a visualização do Relatório de curva ABC.
As colunas disponíveis são:
As colunas disponíveis no relatório de produtos e serviços são
Código | Exibe o código de identificação cadastrado no item |
Tipo | Exibe se é um produto ou um serviço |
Item | Exibe o nome do item |
Unidade | Métrica de medida do item, como metro quadrado, litro, unidade, etc. |
Quantidade | Quantidade de unidades necessárias para cada item |
Custo unit. | Valor de custo unitário do item, não considera o BDI |
Custo total | Custo unitário multiplicado pela quantidade |
Preço unit. | Valor final de venda do item, é composto do custo do item somado ao BDI |
Preço Total | Preço unitário multiplicado pela quantidade |
Peso (%) | Representatividade de cada item no valor total do orçamento. O peso é calculado com base no preço do item. |
Acumulado | Refere-se à soma das porcentagens de peso até a linha indicada. |
Ao utilizar o Relatório de produtos e serviços (Curva ABC), é poderá gerenciar as quantidades de materiais com mais eficiência. Com a análise da lista, é possível identificar a quantidade necessária de cada produto ou serviço a ser comprado ou contratado, o que proporciona uma redução de desperdícios e de gastos desnecessários.
Além disso, o relatório também permite que o gerente de obra, responsável pela gestão de custos, tenha controle total do orçamento. Com a análise dos pesos de cada item, ele tem uma visão clara de quais são os insumos mais importantes e pode se concentrar neles para possíveis negociações e reduções de custos.
💡Dica da Vobi: Ao negociar um insumo que tem maior peso dentro de um orçamento, você vai gerar uma redução de custos de maior impacto!
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Como utilizar o relatório de orçamento sintético
O relatório de orçamento sintético irá apresentar as informações relativas aos níveis da sua obra, não detalhando os subníveis e itens existentes. Dessa forma, você consegue analisar rapidamente o seu orçamento de forma resumida.
As colunas disponíveis no relatório de orçamento sintético são:
As colunas disponíveis no relatório de produtos e serviços são:
Item | Exibe o nome do item |
Custo de produtos | Exibe o custo total de produtos dentro desse nível. |
Custo de serviços | Exibe o custo total de serviços dentro desse nível. |
Custo total | Exibe o custo total considerando todos os itens dentro desse nível. |
Preço de produtos | Exibe o preço total de produtos dentro desse nível. O preço irá considerar o BDI aplicado nos itens. |
Preço de serviços | Exibe o preço total de serviços dentro desse nível. O preço irá considerar o BDI aplicado nos itens. |
Preço total | Exibe o preço total considerando todos os itens dentro desse nível. |
Peso % | Representatividade de cada nível no valor total do orçamento. O peso é calculado com base no preço total do nível. |
Como utilizar o relatório de orçamento analítico
Com o relatório de orçamento analítico você conseguirá visualizar os todos os produtos e serviços existentes em cada nível do seu Orçamento.
Assim, você tem uma visão mais detalhada de todos os itens necessários para cada etapa da sua obra, te ajudando a ter maior previsibilidade no processo de compras e identificar itens que terão maior impacto na obra.
As colunas disponíveis no relatório de orçamento analítico são:
Código | Exibe o código de identificação cadastrado no item |
Tipo | Exibe se é um produto ou um serviço |
Item | Exibe o nome do item |
Unidade | Métrica de medida do item, como metro quadrado, litro, unidade, etc. |
Quantidade | Quantidade de unidades necessárias para cada item |
Custo unit. | Valor de custo unitário do item, não considera o BDI |
Custo de produtos | Exibe o custo total de produtos dentro desse nível. |
Custo de serviços | Exibe o custo total considerando todos os itens dentro desse nível. |
Custo total | Custo unitário multiplicado pela quantidade |
Preço unit. | Valor final de venda do item, é composto do custo do item somado ao BDI |
Preço de produtos | Exibe o preço total de produtos dentro desse nível. O preço irá considerar o BDI aplicado nos itens. |
Preço de serviços | Exibe o preço total de serviços dentro desse nível. O preço irá considerar o BDI aplicado nos itens. |
Preço Total | Preço unitário multiplicado pela quantidade |
Por que devo utilizar o relatório de produtos e serviços?
Ao utilizá-lo, é possível identificar os materiais e serviços que têm maior impacto no orçamento da obra, permitindo uma melhor gestão de recursos e uma tomada de decisão mais eficiente.
Dentre vários benefícios, os principais são:
✅ Priorização de recursos: você consegue identificar os produtos ou serviços mais relevantes para a execução da obra, direcionando recursos de forma mais eficiente e otimizada.
✅ Controle de custos: Com a análise dos relatórios, é possível identificar os níveis, produtos ou serviços têm maior impacto no custo total da obra, permitindo um controle mais efetivo dos gastos e evitando desperdícios.
✅ Melhor planejamento de compras: através do relatório analítico você terá uma visão mais clara dos produtos e serviços necessários em cada nível da sua obra, permitindo uma maior previsibilidade dos insumos que precisam ser contratados ou comprados
✅ Identificação de gargalos: possibilidade de identificar os pontos críticos da obra, onde os recursos devem ser alocados de forma mais estratégica.
✅ Melhoria na comunicação com o cliente: você terá uma visão mais clara do escopo do projeto, permitindo uma comunicação mais assertiva com o cliente, alinhando expectativas e evitando possíveis conflitos.