Visão Geral
Você tem acesso rápido às informações de clientes e fornecedores, ou precisa buscá-las em vários lugares? Sabemos que encontrar essas informações pode ser desafiador.
Para facilitar sua gestão, a Vobi oferece uma seção dedicada onde você pode criar uma lista com todos os seus clientes e fornecedores.
Vamos mostrar como encontrar e atualizar essas informações de forma mais simples.
O que você verá nesse artigo
Como cadastrar um novo Cliente
1. Acesse o Menu Lateral e vá até o menu lateral e clique em Cadastros > Contatos.
2. Selecione a aba Clientes e clique em + Criar Novo.
3. Preencha as informações necessárias e escolha entre Pessoa Física (preenchendo RG e CPF) ou Pessoa Jurídica (preenchendo Estado, CNPJ e Razão Social).
4. Clique em Confirmar para salvar o cadastro do cliente.
💡Caso você possua uma planilha com todos os seus clientes, você poderá o recurso de Importação para otimizar esse processo e cadastrar todos os seus clientes de uma só vez. Clique aqui para ver como.
Como cadastrar um novo Fornecedor
1. Acesse o Menu Lateral e vá até o menu lateral e clique em Cadastros > Contatos.
2. Selecione a aba Fornecedor e clique em + Criar Novo.
3. Cadastre os dados de pagamento e preencha os campos Tipo da Empresa (ex: loja, prestador de serviço) e Categorias (pré-definidas por você).
Você também pode escolher entre Pessoa Física (preenchendo RG e CPF) ou Pessoa Jurídica (preenchendo Estado, CNPJ e Razão Social).
4. Clique em Confirmar para salvar o cadastro do fornecedor.
💡Caso você possua uma planilha com todos os seus fornecedores, você poderá o recurso de Importação para otimizar esse processo e cadastrar todos os seus fornecedores de uma só vez. Clique aqui para ver como.
Dicas de uso sobre a ferramenta Contatos
Por mais que seja uma funcionalidade relativamente simples de entender, existem algumas dicas que você pode considerar enquanto criando/editando os clientes na plataforma. São elas:
Você não precisa ter todos os dados para realizar o cadastro de um novo cliente ou de um fornecedor. Você poderá alterá-los ou adicionar novas informações mesmo depois de já cadastrado.
Você pode utilizar a ferramenta de Calendário de Aniversário para fortalecer ainda mais os lanços com seus clientes e aumentar a receita da sua empresa. Clique aqui para descobrir como utilizar essa ferramenta valiosa!
Clique em Exportar no canto direito superior da tela para exportar a sua lista de clientes ou de fornecedores no formato Excel.
Está procurando por algum cliente ou fornecedor específico na sua lista? Tente utilizar a barra de pesquisa que fica na parte de cima da página para facilitar sua busca.
Você pode criar clientes diretamente na janela de criação de Oportunidades e Projetos. Uma vez que ele for criado em uma dessas opções, ele aparecerá automaticamente no menu Contatos (clientes e fornecedores) para que você preencha o restante das informações.
Você pode criar fornecedores diretamente pela aba de Orçamento que fica dentro do projeto. Uma vez que ele for criado no orçamento, aparecerá automaticamente no menu Contatos (clientes e fornecedores) para que você preencha o restante das informações.