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Como cadastrar um Contato (clientes e fornecedores)
Como cadastrar um Contato (clientes e fornecedores)

Gerencie uma lista com todos os clientes e fornecedores da sua empresa e tenha as principais informações a poucos cliques de distância!

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Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de um mês

Visão Geral

Você tem acesso rápido às informações de clientes e fornecedores, ou precisa buscá-las em vários lugares? Sabemos que encontrar essas informações pode ser desafiador.

Para facilitar sua gestão, a Vobi oferece uma seção dedicada onde você pode criar uma lista com todos os seus clientes e fornecedores.

Vamos mostrar como encontrar e atualizar essas informações de forma mais simples.

O que você verá nesse artigo


Como cadastrar um novo Cliente

1. Acesse o Menu Lateral e vá até o menu lateral e clique em Cadastros > Contatos.

2. Selecione a aba Clientes e clique em + Criar Novo.

3. Preencha as informações necessárias e escolha entre Pessoa Física (preenchendo RG e CPF) ou Pessoa Jurídica (preenchendo Estado, CNPJ e Razão Social).

4. Clique em Confirmar para salvar o cadastro do cliente.

💡Caso você possua uma planilha com todos os seus clientes, você poderá o recurso de Importação para otimizar esse processo e cadastrar todos os seus clientes de uma só vez. Clique aqui para ver como.


Como cadastrar um novo Fornecedor

1. Acesse o Menu Lateral e vá até o menu lateral e clique em Cadastros > Contatos.

2. Selecione a aba Fornecedor e clique em + Criar Novo.

3. Cadastre os dados de pagamento e preencha os campos Tipo da Empresa (ex: loja, prestador de serviço) e Categorias (pré-definidas por você).

Você também pode escolher entre Pessoa Física (preenchendo RG e CPF) ou Pessoa Jurídica (preenchendo Estado, CNPJ e Razão Social).

4. Clique em Confirmar para salvar o cadastro do fornecedor.

💡Caso você possua uma planilha com todos os seus fornecedores, você poderá o recurso de Importação para otimizar esse processo e cadastrar todos os seus fornecedores de uma só vez. Clique aqui para ver como.


Dicas de uso sobre a ferramenta Contatos

Por mais que seja uma funcionalidade relativamente simples de entender, existem algumas dicas que você pode considerar enquanto criando/editando os clientes na plataforma. São elas:

  • Você não precisa ter todos os dados para realizar o cadastro de um novo cliente ou de um fornecedor. Você poderá alterá-los ou adicionar novas informações mesmo depois de já cadastrado.

  • Você pode utilizar a ferramenta de Calendário de Aniversário para fortalecer ainda mais os lanços com seus clientes e aumentar a receita da sua empresa. Clique aqui para descobrir como utilizar essa ferramenta valiosa!

  • Clique em Exportar no canto direito superior da tela para exportar a sua lista de clientes ou de fornecedores no formato Excel.

  • Está procurando por algum cliente ou fornecedor específico na sua lista? Tente utilizar a barra de pesquisa que fica na parte de cima da página para facilitar sua busca.

  • Você pode criar clientes diretamente na janela de criação de Oportunidades e Projetos. Uma vez que ele for criado em uma dessas opções, ele aparecerá automaticamente no menu Contatos (clientes e fornecedores) para que você preencha o restante das informações.

  • Você pode criar fornecedores diretamente pela aba de Orçamento que fica dentro do projeto. Uma vez que ele for criado no orçamento, aparecerá automaticamente no menu Contatos (clientes e fornecedores) para que você preencha o restante das informações.


Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

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