Todas as coleções
Orçamentos e Catálogos
Como exportar um orçamento em PDF/Excel
Como exportar um orçamento em PDF/Excel
Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

É o clichê dos tempos modernos, mas nossa vida está tomada por tecnologia e cada vez mais ela está presente nas nossas ações diárias. Mesmo assim, percebemos que ainda existem clientes que são avessos à tecnologia e precisam que os escritórios providenciem entregáveis em formato físico para consumo.

Nesse artigo, você aprenderá como exportar os seus orçamentos diretamente para PDF ou Excel, possibilitando assim uma melhor interação com seu cliente ou fornecedor.

Utilize essa funcionalidade para armazenar orçamentos nos seus dispositivos, possibilitando até a impressão deles! 😉

O que você verá nesse artigo:


Como exportar um orçamento

1. Crie um projeto

Você primeiro precisará ter criado um projeto dentro da Vobi. Isso é essencial, pois você não terá acesso às funcionalidades de orçamento caso não tenha cadastrado um orçamento na plataforma.

Uma vez que você já tenha o projeto aberto na Vobi, vá até a aba Orçamento que está localizada no projeto.

2. Construa o orçamento

Adicione itens como produto, serviços e composições no orçamento do projeto ou obra até que ele fique perfeito para entrega. Lembre-se que você consegue configurar as colunas que ficarão visíveis no seu orçamento e os valores, te contamos mais sobre nesse material aqui😉

3. Selecione o tipo de exportação de orçamento

Por fim, selecione o botão Exportar que fica no canto superior direito da tela de orçamentos. Você tem a opção de exportar em via PDF ou Excel em formato CSV.

Após exportar sua planilha, abra no Excel e salve na em extensão .xls.

4. Ajuste o arquivo em PFD conforme a sua preferência!

Logo que você selecionar a opção de Exportar em PDF, você será levado a uma página para fazer os ajustes finais do seu arquivo antes de ele ser gerado. Você terá as seguintes opções:

  1. Adicione um título para a exportação que você fará. Esse título aparecerá no documento.

  2. Escolha se o PDF será em formato paisagem ou retrato.

  3. Coloque uma descrição para esse material. Essa informação também ficará disponibilizada no documento.

  4. Adicione uma logo personalizada caso tenha interesse. Caso contrário, a logo que você adicionou nas informações do escritório aparecerá no documento.

  5. Sinalize quais parâmetros você quer que apareçam na exportação do PDF.

  6. Você consegue configurar quais níveis e subníveis ficarão visíveis no seu orçamento.

  7. Você poderá compartilhar o link referente ao item. Portanto, todo item que você cadastrar nesse orçamento e adicionar o link, será clicável e ficará em azul! Ao clicar, seu cliente será redirecionado para o site da loja.

Feitas essas configurações, clique em no botão Baixar que aparece no canto inferior direito da página.

💡 Dica Vobi: ao clicar na opção de Baixar, será aberta uma janela para configurar a impressão do documento PDF. Aconselhamos que você utilize a opção de Salvar como PDF ao invés de Microsoft Print to PDF. Caso seja necessária a impressão, é viável que ela seja feita após salvar esse documento da forma sugerida.

Dúvidas frequentes

  • Exportei em Excel e veio desconfigurado. O que fazer? Caso você tenha problemas de formatação na planilha que você exportou, acesse:
    Tutorial de ajuste - Excel no Desktop (pacote Office).
    Tutorial de ajuste - Excel no Drive (Google Sheets)

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?