Todas as coleções
Orçamentos e Catálogos
Como adicionar itens no orçamento
Como adicionar itens no orçamento
Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de uma semana

Visão Geral

A concepção de um orçamento muitas vezes pode ser um processo oneroso e complexo para empresas que oferecem esse tipo de serviço. Além disso, o número de opções apresentadas ao cliente no final das contas pode não ser a ideal para a continuidade do projeto e, consequentemente, atrapalhando a experiência do cliente.

Nesse artigo, você aprenderá a utilizar o catálogo da Vobi e as mais de 50.000 opções de itens/produtos para adicionar nos seus orçamentos de uma maneira eficiente!

O que você verá nesse artigo


Como adicionar itens no orçamento

Por padrão, logo após ter criado um projeto na Vobi, na aba Orçamento você tem de pronto algumas opções de para adicionar itens a ele.

Veremos a seguir quais são esses meios para ajudar você na construção do seu orçamento!

1. Use templates de orçamentos

Esse é sem dúvida o caminho mais efetivo para você adicionar itens ao seu Orçamento com tranquilidade. Você pode modelar o seu próprio template e inserir nele o orçamento base que você utiliza. É claro que para isso será necessário se dedicar um tempo inicial para a produção desses templates, mas sem dúvidas você ganhará muita agilidade para futuros projetos e orçamentos que for criar na Vobi.

Além disso, temos alguns templates de orçamento que disponibilizamos para vocês usarem de referência e posteriormente, após a personalização do mesmo, você pode salvar na sua aba de "meus templates". 😉

💡Dica da Vobi: Imagine que você goste da estrutura de tarefas de um template e da estrutura de orçamento de outro template. O que fazer nesse caso? É muito fácil! Você pode configurar o que aplicar de cada template e combiná-los em um único projeto, criando uma estrutura personalizada. Depois, basta salvar essa estrutura como Meu Template e você terá um modelo organizado exatamente como deseja para usar em futuros projetos!

Veja como fazer isso abaixo 👇

Se você tem dúvidas de como criar um template, recomendamos fortemente que confira esse artigo aqui. Dispondo dos seus templates, você poderá adicioná-lo imediatamente nessa aba e seguir com os ajustes se necessários.

2. Utilizando itens já cadastrados na sua biblioteca

Ao utilizar os itens já cadastrados na sua biblioteca, você vai conseguir em questão de segundos puxar todos os dados de um item específico para dentro do seu orçamento. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o orçamento do projeto que deseja.

  2. Caso você ainda não tenha começado a estruturar esse orçamento, selecione uma das opções para começar esse processo. Aqui vamos com a opção "Começar do zero".

  3. Para incluir um item, você precisa cadastrar um nível.

  4. Agora basta selecionar a opção + Item e em seguida clique na opção de Procurar um item no catálogo.

  5. A partir daí, basta clicar na sub-aba de Meus itens, escolher qual item que deseja e clicar no ícone de + para adicioná-lo ao seu orçamento!

A utilização da biblioteca de itens na Vobi traz diversos benefícios, incluindo economia de tempo na estruturação de orçamentos, padronização garantida, facilidade de uso com apenas alguns cliques, orçamentos mais precisos e a capacidade de aprimorar continuamente sua biblioteca de itens para atender às suas necessidades específicas.

Para saber mais detalhadamente sobre o que são os itens vinculados a biblioteca e quais as vantagens de utilizar, clique aqui.

3. Utilizando a base SINAPI

A plataforma Vobi possui integração com a base de dados da SINAPI. Portanto, você poderá estruturar seu orçamento com todas as composições, escolhendo por estado, mês de referência e desonerado e não desonerado!

Essa integração vai agilizar ainda mais a estruturação do seu orçamento! 🚀

Para saber mais sobre como utilizar a SINAPI na plataforma Vobi, clique aqui.

4. Capture produtos de lojas para dentro do seu projeto

Você tem a opção de utilizar nossa Extensão Captura da Vobi e adicionar facilmente os produtos de site de lojas diretamente em seus orçamentos.

Se quiser ver com mais detalhes sobre como funciona essa opção, veja nesse artigo aqui 😁

💡Dica da Vobi: ao utilizar a extensão de captura da Vobi, você poderá adicionar os produtos na sua biblioteca e a deixar cada vez mais completa!

5. Selecione itens do Catálogo da Vobi

Clique no botão azul ➕ Adicionar Item e selecione a opção Procurar um item no catálogo. Utilize a nossa ferramenta de busca para procurar o item/produto/composição que você deseja inserir no orçamento.

Logo que você encontrar o item desejado, clique no símbolo de ➕ que aparece no canto direito de cada produto para adicioná-lo no orçamento que você está trabalhando. Simples, né?

Você também pode buscar produtos para seus projetos através da visualização secundária do catálogo da Vobi. Você pode encontrá-lo clicando no menu Ferramentas e depois em Catálogo Vobi.

Procure e adicione itens em qualquer um dos projetos que você estiver trabalhando dentro da Vobi.

6. Crie itens no orçamento

Para criar itens diretamente no orçamento é muito simples! Primeiro acesse o módulo de orçamentos, clicando na aba Orçamento dentro do projeto que deseja. Após realizar isso, você irá fazer os seguintes passos:

1. Primeiramente, para incluir um item você precisa cadastrar um nível, como por exemplo o nível de "Revestimento".

2. Agora basta selecionar a opção "+ Item" e escolher qual o tipo do item que deseja incluir:

  • Criar novo serviço, produto ou composição:

    • Produto: Quando você precisar incluir itens como mobília ou materiais de construção.

    • Serviço: Quando você irá precisar incluir mão de obra, como um serviço de assentamento do piso ou de demolição. Para ver um passo-a-passo no detalhe de como configurar, clique aqui.

    • Composição: A composição é utilizada para registrar um grupo de serviços, insumos e produtos que representam um item dentro da execução de uma obra.

      • Exemplo: Para realizar o serviço "Execução de alvenaria em blocos cerâmicos de 14cm", normalmente você irá precisar de uma certa quantidade de argamassa e blocos de cerâmica e também de horas de trabalho de um servente/pedreiro. No momento de criar essa composição você irá registrar estes itens e qual o volume de material e serviço que você irá precisar para realizar um determinado volume daquele serviço. Para ver no detalhe como como criar suas composições clique aqui.

3. Após preencher as informações do novo item, você poderá Salvar.

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?