Visão Geral
Cuidar do bem-estar financeiro de uma empresa pode ser extremamente desafiador. Se você se identifica com isso, queremos ajudar a acabar com os pesadelos das faturas e cálculos imprecisos.
Neste artigo, vamos apresentar o módulo de Gestão Financeira da Vobi para solucionar esses problemas e garantir o sucesso do seu negócio. ✨🤑
O que você vai ver neste artigo
Como organizar as minhas finanças de maneira eficiente?
Para organizar as suas finanças é necessário segmentar as origens das contas a pagar e receber. Sendo assim, separamos o que é unicamente relacionado aos lançamentos de faturas de orçamento de projetos e obras e o que é do fluxo de caixa da sua empresa.
Consideramos também as contas que podem ser de interesse somente do administrativo financeiro, bem como os lançamentos de salários e comissões. Demais, né? 😁
A seguir, vamos entender melhor do que se trata área.
Compartilhe e acompanhe os pagamentos pendentes dos clientes
Além de poder criar cobranças com poucos cliques, você pode ainda compartilhá-las diretamente com o seu cliente, seja via plataforma, e-mail ou WhatsApp.
O cadastro dessa cobrança pode ser manual ou via Vobi Pay, uma conta digital gratuita conectada com o seu financeiro da plataforma, para receber os valores diretamente por ela. 👇
Através da Vobi Pay, você poderá gerar cobranças via Pix, Boleto ou Cartão de crédito, conciliadas automaticamente com o seu controle financeiro! Além disso, você não precisará mais se preocupar com o constrangimento de cobrar os seus cliente, isso poderá ser automatizado com lembretes por e deixar suas cobranças em piloto automático! 🚀
Ficou interessado? Clique aqui para saber mais sobre a Vobi Pay e como deixar suas cobranças em piloto automático!
Caso tenha criado uma cobrança manualmente, você poderá seguir esse passo a passo quando quiser compartilhar com o seu cliente 👇
Clicar sobre o botão de Compartilhar;
Na linha do pagamento, clicar nos 3 pontinhos > Compartilhar Pagamento.
Na janela que abrir, existem 3 maneiras de compartilhar o pagamento com o cliente:
Email: inserindo o email do seu cliente e clicando em Enviar. Ele receberá o email com o link do pagamento.
Link: Você pode copiar o link do pagamento e enviar para o cliente da forma que preferir. Ou clicando no botão com o ícone de Whatsapp, você consegue enviar o link do pagamento diretamente para o seu cliente.
Portal do cliente: Outra opção é habilitar a página de Pagamentos para Cliente no Portal do Cliente, assim ele conseguirá acesar pelo aplicativo ou pelo login através da web.
👉 Se quiser saber mais sobre como funciona o menu acima, confira aqui o artigo feito especialmente sobre ele!
Separe as finanças de seus projetos e obras da sua empresa
Independente do tipo de serviço que a sua empresa fornece, esse tipo de separação pode ser fundamental para garantir a clareza que você precisa ter sobre o seu faturamento.
Para tornar a sua visibilidade mais limpa e assertiva, reunimos todas as despesas e valores a receber em sua empresa no menu Financeiro, composto por 5 abas para te ajudar a organizar as movimentações financeiras, sendo elas:
Resumo: onde você consegue conferir rapidamente as principais informações financeiras da sua empresa
Pagamentos do cliente: onde você pode gerenciar todos os pagamentos que devem ser efetuados pelo seu cliente, para a sua empresa ou para fornecedores
Receitas: onde todas as receitas, vindas de seus clientes ou de outras fontes, estarão centralizadas
Despesas: para você gerenciar todas os gastos e custos
Transferências: onde você pode gerenciar todas as movimentações de transferências entre contas cadastradas no seu financeiro.
Resultados: onde é possível acompanhar o resultado de todas as parcelas marcadas como pago de suas receitas e despesas.
Extrato: onde você pode visualizar o extrato de movimentações do seu financeiro. Use os filtros para ver receitas, despesas e transferências de uma conta específica.
Relatórios: para você visualizar os relatórios financeiros da sua empresa
E se você ainda deseja gerir os pagamentos para os fornecedores da obra, você consegue pelo módulo de pagamentos, filtrar todos os pagamentos pelos fornecedores, facilitando o seu controle.
Adentraremos mais sobre cada uma dessas abas citadas e como funcionam em artigos direcionados. Você pode conferir artigos relacionados aqui.
Acompanhe o fluxo de entradas e saídas do seu negócio
Tenha fácil acesso ao Resumo de todas os lançamentos em aberto, vencidas ou recebidas no seu financeiro. Além disso, no canto direito da tela, encontrará o resumo de Contas, que inclui o Saldo Atual e o saldo de cada conta bancária.
👉 Se quiser saber mais sobre como funciona o resumo financeiro, confira aqui o artigo feito especialmente sobre ele!
Cadastre receitas ou despesas de uma maneira muito simples!
Registre parcelas a serem pagas ou contas a receber com as informações que realmente precisa para estar por dentro do seu financeiro.
👉 Se quiser saber mais sobre como funcionam essas funcionalidades, veja os artigos específicos para cada uma delas em: Como criar e acompanhar receitas, Como criar uma cobrança na Vobi Pay e Como gerir as despesas da sua empresa
E o melhor: tenha todo o controle financeiro em seu celular! 🤳
Não deixe de ter a praticidade em todos os lugares com você e já garanta o nosso aplicativo também.📲
Dicas para administrar a Gestão Financeira da Vobi
Com todos esses recursos à disposição, ficará mais acessível administrar efetivamente o que acontece no dia a dia financeiro e dessa forma, poderá replanejar e corrigir a rota antes de maiores problemas.
Tenha rotinas de acompanhamentos
E para que você possa ter ainda mais sucesso, recomendamos fortemente que estabeleça hábitos financeiros saudáveis com a Gestão Financeira da Vobi. Separamos aqui algumas dicas que você pode levar com você desde já!
1 - Estabeleça um horário sagrado para você fazer o acompanhamento financeiro. Ele pode ser mensal ou até semanal e isso irá te ajudar a antever possíveis flutuações mais rapidamente e já pensar em soluções.
2 - Tenha disciplina e mantenha as parcelas atualizadas! Esse tipo de organização pode ser um grande aliado para não se perder depois.
3 - Não misture o fluxo financeiro da sua empresa com o pessoal. Se poupe do equívoco de bagunçar as contas e direcione a ferramenta para potencializar a organização da sua empresa.
4 - Defina metas e o que sobrar, invista. Desenvolva orçamentos de curto e longo prazo para que você possa fazer investimentos também em seu negócio.
Além disso, se for o caso de você precisar delegar esse acompanhamento a alguém, não haverá obstáculos para poder ter esse tipo de ajuda.
Adicione responsáveis administrativos se for preciso
Você também poderá determinar quem pode ter acesso à funcionalidade do Financeiro sem se preocupar. É só acessar a área de Minha Equipe para cadastrá-lo.
Por isso, caso você queira ter um responsável financeiro para gerir todo o fluxo de caixa do seu negócio, basta configurar esse permissionamento na Vobi como achar necessário.
❗O permissionamento irá determinar o acesso total ou não de cada sessão da plataforma. Assim, o usuário só terá acesso às funcionalidades habilitadas para ele.
Agora vamos ver no detalhe sobre como está organizado o módulo Financeiro da Vobi!
💡Confira nosso artigo sobre as dúvidas frequentes da ferramenta e acelere o seu aprendizado!