Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesGestão de ProjetosAnotações
Casos de uso da aba de anotações em Projetos
Casos de uso da aba de anotações em Projetos
Equipe Vobi avatar
Escrito por Equipe Vobi
Atualizado há mais de um mês

Visão Geral

Entendemos que o fluxo de informações durante o processo de concepção, gestão e acompanhamento de um projeto e de uma obra são altos, e que cada detalhe importa.

Com a aba de anotações você concentra e armazena o máximo de informações em um só local, elevando ainda mais o nível das suas entregas de uma forma organizada e transparente. Assim, fica muito mais fácil conseguir a fidelização do seu cliente em você e nos seus serviços. 😉

O que você verá nesse artigo

Artigos de apoio


Quando usar as anotações em projetos?

A seguir, confira 3 casos de uso desse recurso no menu de Projetos:

1. Criar atas com os alinhamentos feitos em reuniões ou conversas com seus clientes, realizadas de forma presencial, por redes sociais ou telefonemas

Recomenda-se criar as atas no momento ou logo após uma conversa com seus clientes para documentar as alterações do escopo, dos quantitativos ou dos prazos, evitando o esquecimento ou desencontros de informações.

💡 Os principais itens que uma ata deve conter:

  • Data e local da reunião

  • Nome dos participantes

  • A etapa do projeto e os documentos apresentados

  • Os assuntos discutidos

  • As ações a serem tomadas e seus respectivos responsáveis.

Após registrar todos os itens da conversa, você consegue direcionar as tarefas identificadas para seus respectivos responsáveis e também pode compartilhar as anotações com seu cliente.

2. Criar diários de visita e acompanhamento das obras

Você utiliza a aba anotações como um controle e demonstração dos serviços prestados e todos têm o controle quanto ao andamento da obra, os problemas, as demandas e as pendências encontradas in loco.

💡Os principais itens que um diário de obra deve conter:

  • Data e tempo de permanência no local

  • Dados do proprietário ou cliente

  • Data de início e previsão de término da obra

  • Motivo da visita.

  • As atividades executadas

  • Os problemas e soluções identificados

Compartilhando essas anotações com o seu cliente, você garante que ele saiba os motivos de atrasos no cronograma, a alteração do orçamento e as resoluções encontradas por você e sua equipe.

3. Tabela resumo com as premissas que deverão ser ponderadas das leis, manuais, guias e normas da cidade, do condomínio e da sua empresa

Com essas tabelas, você consegue visualizar os pontos mais importantes e restritivos que existem no local que você vai projetar, acompanhar ou executar uma obra e que impactam diretamente nas suas decisões e planos de ação. Como, por exemplo, uma norma de condomínio.

💡Os principais itens que uma norma de condomínio normalmente contém:

  • Documentos e aprovações necessárias

  • Agendamento de início e término da obra

  • Horários de trabalho

  • Quais estruturas podem ser removidas/modificadas

  • Quais os tipos de encanamentos e fiações devem ser utilizadas

  • Regras para trânsito de insumos e equipamentos

Com esses resumos de restrições você não perde tempo consultando os seus arquivos toda hora que surgir uma dúvida e impede a duplicidade de interpretações.

Te mostramos 3 usos dessa aba em Projetos, mas são inúmeras as possibilidades, basta criar e adaptar as anotações conforme as suas necessidades. E lembre-se: toda informação pode ser útil em algum momento, por isso, use e abuse da aba de anotações! 😎


Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de suporte está disponível na Central de Ajuda, disponível no menu Home. 😉

Respondeu à sua pergunta?